Estudar

Ano Zero com inscrições abertas até 30 de setembro
15-09-2017
ano_zero.jpg

O Ano Zero – curso preparatório para a integração no Ensino Superior está de regresso ao ISEP. No ano letivo 2017/18 funcionará um modelo experimental orientado explicitamente para os estudantes oriundos dos cursos tecnológicos e profissionais, que não frequentaram Matemática A durante o Ensino Secundário. As inscrições decorrem até ao dia 30 de setembro.

O Ano Zero tem a duração de três trimestres letivos (entre outubro e junho) e tempo de contacto médio de 18 horas/semana no curso completo, com o objetivo de preparar estudantes para os exames nacionais do Secundário: Matemática A do 12.º ano e Física e Química do 12.º ano.

Apesar do principal objetivo de a formação ser o reforço dos conhecimentos de Matemática A e Física e Química A, inclui unidades curriculares de Introdução à Informática, Inglês Técnico e Técnicas de Comunicação.

Os estudantes que, a posteriori, ingressarem no ISEP poderão requerer equivalência da unidade curricular de Introdução à Informática à disciplina de Algoritmia e Programação das diferentes Licenciaturas da instituição.

Objetivos

O curso procura de forma integrada dar respostas aos seguintes pontos:

- Preparação dos estudantes para realização dos exames nacionais do Ensino Secundário: Matemática A e Física e Química A;

- Dotar os estudantes de ferramentas, metodologias e conhecimentos que lhes permitam uma boa transição para o Ensino Superior.

- Promover a integração no Ensino Superior através de uma vivência académica responsável: livre acesso a bibliotecas, salas de estudo, cantinas, consultas psicopedagógicas, cursos e seminários técnicos, entre outros, nos mesmos moldes dos restantes estudantes do Instituto.

Acesso ao Curso

O acesso ao curso realiza-se por candidatura online (ver aqui).

Em situações particulares, a admissão dos candidatos poderá estar sujeita a entrevista por parte do júri de seleção e admissão.

Note-se que, em caso de empate, serão consideradas as classificações obtidas nas provas respetivas de acesso ao Ensino Superior. Para além disso, estudantes com percursos incompletos serão analisados em separado podendo ficar afetos a vagas sobrantes.

Assiduidade

É condição obrigatória a frequência mínima de 80% do tempo total da formação. As ausências a disciplinas/módulos completos devem ser evitadas e caso isso venha a acorrer, será analisada a situação que poderá conduzir à exclusão da frequência do restante curso.

Certificação

Será fornecido certificado de participação quando a frequência for igual ou superior a 80 por cento do tempo total da formação. No caso de haver aprovação a uma disciplina/módulo será incluída a classificação respetiva no certificado.

+INFO: Divisão Académica / Página do Ano Zero