Outro

Antigo estudante é o primeiro português a integrar o BILT
04-09-2017

Rui Pedro Gavina, antigo estudante e Mestre em Engenharia Civil pelo ISEP, é o primeiro português a integrar o BILT Europe (antiga RTC Europe), a qual está enquadrada num dos maiores clusters a nível internacional de organização de eventos no setor da construção, o RTC Events Management.

O convite para assumir parte ativa como membro do Comité Europeu do BILT surgiu no seguimento de uma parceria efetuada, em 2016, pelo ISEPBIM – grupo composto por docentes, antigos estudantes e estudantes do Departamento de Engenharia Civil (DEC) –, com o BILT. No âmbito desta colaboração, a Alfândega do Porto acolheu a estreia em Portugal do evento RTC Europe (atual BILT Europe), uma das mais prestigiadas conferências mundiais no que à metodologia BIM (Building Information Modelling) e integração tecnológica na área da construção diz respeito.

Na qualidade de membro dinamizador do ISEPBIM, e tendo estado intimamente ligado à promoção do “BIM Year in Portugal” (que culminou na organização de dois eventos no campus do ISEP, nomeadamente a conferência BIM Trends and Innovation e os cursos de formação BIM – Fast Track Courses), não será de estranhar esta recente nomeação de Rui Gavina.

“Este convite é um reconhecimento da aposta do DEC no estudo e acompanhamento da modernização dos métodos de trabalho na indústria da construção, tal como do apoio do ISEP à ligação contínua e cada vez mais próxima com a indústria. Estas apostas são materializadas principalmente pelos programas de estágio curricular em ambiente profissional, que têm permitido fazer chegar às empresas portuguesas o desenvolvimento e estudo do uso das metodologias BIM nos processos de trabalho”, comenta o antigo estudante.

No exercício das suas funções como membro do Comité Europeu do BILT, Rui Gavina assume a responsabilidade, essencialmente, das tarefas de seleção e revisão de abstracts para serem apresentados na conferência europeia. Ao mesmo tempo, participa também na definição da estratégia da conferência, no apoio ao Marketing e disseminação do BIM junto das empresas e grupos académicos e profissionais.

“A integração no comité do BILT tem permitido o contacto direto com empresas e instituições de referência do setor da construção e desta forma trazer alguma desta experiência, inovações e know-how para o grupo ISEPBIM e para o ISEP, partilhando também o trabalho que por cá tem sido realizado”, remata Rui Pedro Gavina.