Estudar

Estudantes de Engenharia de Sistemas desenvolvem robô bombeiro
29-08-2017

Pedro Teixeira, Ricardo Barbosa, Kevin Serradeiro e Luís Maia, estudantes da Licenciatura em Engenharia de Sistemas do ISEP, desenvolveram um robô bombeiro no âmbito da unidade curricular de Laboratório de Sistemas I, o qual participou no Concurso Nacional de Robótica do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu em julho último.

Os estudantes, com idades entre os 19 e os 25 anos, foram escolhidos para representarem o ISEP depois de alcançarem o primeiro lugar numa iniciativa interna. Com 28 cm de altura e 20 cm de comprimento, e cerca de 1,5 kg de peso, o robô tinha como funcionalidades percorrer um percurso pré-definido, detetar uma fonte de calor e posteriormente apagar a chama.

“Potencialmente e com vários melhoramentos poderia ser utilizado para extinção de fogos em locais inalcançáveis pelos bombeiros. Temos interesse em trabalhar para aprofundar esse assunto, porém utilizando um carro e uma estrutura diferentes, otimizando apenas o código feito para este robô. Deste modo, pretendemos pôr em prática os conhecimentos adquiridos na competição [supracitada]”, explicaram os jovens.

Note-se que o robô apresentado em prova pelos estudantes do ISEP estava equipado com três sensores de proximidade e um sensor ultravioleta para deteção da chama, sendo em seguida acionada uma luz que permite a confirmação da correta assinalação da fonte de calor.

Apesar de não terem saído vencedores da Guarda, os quatro formandos de Engenharia de Sistemas mostram-se satisfeitos com a experiência e aproveitam para salientar a relevância da área da robótica: “Consideramos a robótica de enorme importância, pois permite não só automatizar processos industriais e operacionais, mas também dá a oportunidade de executar funções que para um ser humano seriam difíceis, ou até impossíveis, devido às condições adversas inerentes à tarefa em causa.”

O concurso de Robôs Bombeiro, do Instituto Politécnico da Guarda, surgiu inspirado no Trinity College Fire Fighting Home Robot Contest, ao perspetivar a competição entre robôs móveis e autónomos com o fim de apagarem um incêndio, neste caso concreto, simulado por uma vela.

Com a Licenciatura em Engenharia de Sistemas, o ISEP forma profissionais com conhecimentos de engenharias clássicas (eletrotécnica, mecânica e química) e uma sólida formação em ferramentas de informática, matemática aplicada e competências específicas de gestão. O curso foi desenhado em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e segue as boas práticas internacionais do modelo do CDIO, privilegiando a capacidade de conceber, desenvolver, implementar e operar.