Investigação

CISTER assinala duas décadas de vida em setembro
01-08-2017

O CISTER (Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real) celebra duas décadas de existência. Com efeito, o grupo de investigação está a preparar um conjunto de eventos para assinalar a data, no decurso dos próximos meses de setembro e outubro.

Nestes 20 anos, o CISTER cresceu muito enquanto unidade de I&D, assumindo uma posição de excelência não só no seio da comunidade ISEP, mas também como líder e referência a nível nacional e internacional nos seus domínios de intervenção. Desde 1997, o grupo esteve envolvido em mais de 52 projetos de I&D, dos quais 40 extravasaram as fronteiras nacionais.

“Foram até agora 20 anos de muito esforço, muitas vezes em contexto de conjuntura difícil, envolvendo muitos investigadores do CISTER. Tem valido a pena, e é um orgulho e um estímulo para todos nós o reconhecimento que temos dos nossos pares, parceiros e instituições relativamente ao trabalho que temos vindo a fazer. Venham os próximos 20 anos”, refere o investigador e coordenador do CISTER/ISEP, Eduardo Tovar.

No entanto, convém mencionar que, o CISTER teve a sua génese no, então, chamado grupo de investigação IPP-HURRAY, em 1997, assim sendo, apenas em 2003 foi adotada a atual denominação. Durante este período, o centro de investigação cresceu em vários domínios, por exemplo: mais de 300 investigadores passaram pelo CISTER (de 60 nacionalidades); os projetos contabilizaram mais de 11 milhões de euros de financiamento competitivo angariado e verificaram-se mais de 400 parcerias com outras instituições e empresas.

Registaram-se também mais de 800 publicações em revistas científicas e outros meios especializados. Para além disso, o CISTER acolheu 25 conferências e workshops internacionais, bem como aproximadamente 50 meetings relacionados com projetos de investigação, num total de 2000 participantes de todo o mundo.

O CISTER tem, assim, notabilizado a sua atividade no estudo, inovação e desenvolvimento de sistemas computacionais críticos para um crescente número de setores de aplicação, como o automóvel, a aeronáutica, as cidades inteligentes, a Indústria 4.0 e os sistemas ciberfísicos.

+INFO Professor Eduardo Tovar (emt@isep.ipp.pt)