Estudar

SOMOS ISEP: Eduardo Fernandes
27-06-2017

Eduardo Fernandes é estudante da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial do ISEP, pelo que esta é para si uma nova casa. Desde cedo, o jovem apercebeu-se da grandeza da instituição, sobretudo devido à existência do Museu. Natural de Guimarães, destaca a versatilidade da sua área e deixa uma sugestão: “É importante que se envolvam mais os estudantes na organização de eventos.”

-Porque escolheste o ISEP?

Vim para o ISEP, pois o nosso curso mudou de escola, mas ainda bem que assim foi. Isto porque, e embora no primeiro mês as coisas parecessem estranhas, essa impressão mudou muito rapidamente e nós (estudantes de Engenharia e Gestão Industrial) depressa nos adaptamos ao ISEP e às pessoas do ISEP, pelas quais já temos um grande carinho.

-Como recordas os primeiros tempos?

Na primeira semana, senti-me admirado com a grandeza da instituição e com todo o prestígio que tem. A grandeza desta instituição é logo demonstrada pelo museu que temos e que, sem dúvida, todos os estudantes do ISEP deviam visitar.

-O que mais te fascina no teu curso?

Acho o meu curso fascinante em vários aspetos, como a grande variedade de áreas de engenharia que abordamos, desde unidades curriculares ligadas à Engenharia Mecânica, até de robótica e eletrónica, passando ainda pela área da gestão, da contabilidade e da matemática financeira, facto que acaba por ser o nosso ‘ponto forte’. Os estudantes de Engenharia e Gestão industrial apresentam uma enorme versatilidade, pois não estão restritos a uma determinada área e dentro de uma empresa podem desempenhar qualquer tipo de função, o que inevitavelmente abre muitas portas, daí a enorme procura que o curso tem.

-Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?

Estou muito ligado ao associativismo e à politica jovem, aqui no ISEP sou o atual Presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial (NEEGI-ISEP. Para além disso, sou o representante de todos os estudantes de Engenharia e Gestão Industrial do ISEP. Fora do Instituto, envolvo-me um pouco na política local, o que também ocupa parte do meu tempo.

-Queres partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Desde que estou no ISEP, já passei por imensos momentos caricatos, mas são todos um pouco embaraçosos e prefiro guardá-los para mim.

 -Qual a receita para se lidar com a azáfama do quotidiano?

É, por vezes, muito complicado lidar com o stress do dia a dia, pois cada vez mais os estudantes estão envolvidos em imensas atividades extracurriculares. Como tal, é preciso saber gerir o tempo com uma precisão de excelência, pelo contrário incorremos no risco de ter que desistir de alguma coisa que é importante para nós. Acho que a melhor técnica é sermos organizados a nível de tempo e disciplinados.

-Qual o segredo para o sucesso?

Na minha opinião, o sucesso é um misto de diversas variáveis, que nem sempre se conjugam a nosso favor. Mas acredito que a vontade, o trabalho e a dedicação são três dos fatores mais importantes para se alcançar o que quer que seja. Pelo menos, são estes os aspetos que coloco sempre em tudo o que faço.

-Que aspetos diferenciam o ISEP?

O ISEP é por si só uma instituição diferenciadora. Em primeiro lugar, porque é das escolas mais antigas de engenharia em Portugal. Por fim, o ambiente que os estudantes do ISEP vivem é algo único.

-Qual o melhor canto e recanto desta casa?

Sem dúvida, uma boa pergunta! Existem imensos recantos dentro do Instituto, destaco o Bar do F, pois é um local onde passo muito tempo, tem uma varanda com vista para a Portucalense e, nesta época mais quente, vendem gelados!

-Uma ideia para crescermos mais?

É importante que o ISEP envolva mais os seus estudantes na organização de eventos, seja jornadas curso ou palestras com especialistas de cada área. É importante que sejam os estudantes a organizar, de modo a que comecem a conhecer o mercado onde um dia mais tarde irão estar enquadrados. Podem também criar já contactos com pessoas desse mesmo mercado, que poderão num futuro próximo serem empregadores de engenheiros do ISEP.

Perfil

Cinema: Sou uma pessoa de séries, mas um filme que me marcou muito foi “A Lista de Schindler”.

Literatura: O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

Música: Alt-J, Tame Impala, The XX, Cage The Elephant e Capitão Fausto

Viagem de sonho: Adoro viajar, por isso é para mim muito difícil só escolher uma viagem, mas a escolher era uma viagem à Tailândia.

Gastronomia: Tudo o que tenha carne, por exemplo picanha, rolo de carne, massa à bolonhesa e carbonara.

Lazer: Embora, tenha pouco tempo, quando era mais novo jogava futebol e é um hábito que vou tentando manter com uns amigos. Para além disso, sempre que tenho oportunidade faço partidas de ténis e corridas ocasionalmente.

Desporto: Sendo eu de Guimarães, é inevitável não apoiar o Vitória Sport Clube.

Se pudesse mudar o mundo: Gostava que todas as crianças pudessem ter acesso à educação de forma igualitária e que, de uma vez por todas, pudéssemos acabar com as guerras de interesses económicos mundiais.

Filosofia de vida: Não gosto de ficar preso ao passado, foco todas as minhas energias no futuro, pois o passado não muda, mas o futuro pode mudar.

ISEP numa palavra: Honra.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.