Outro

SOMOS ISEP: Ana Rebelo
30-05-2017

Ana Maria Rebelo é a responsável pela Biblioteca do ISEP, onde diariamente convive de perto com uma das suas maiores paixões, ou seja, os livros. Natural do Porto, trabalha no Instituto há mais de uma década e mostra-se muito satisfeita pelo que faz. A par da atividade profissional, dedica algum do seu tempo à Direção da equipa de andebol dos seus filhos.

-Quando entrou no ISEP? E como recorda esses tempos?

Entrei no ISEP em janeiro de 2005. Foi o início de uma nova etapa profissional que abracei com grande entusiasmo, pois tinha reencontrado uma grande paixão: as bibliotecas e os livros.

-O que mais o/a fascina naquilo que faz?

Gosto de ser bibliotecária! Procurar a informação e descobrir e/ou encontrar aquilo que um utilizador precisa deixei-me muito satisfeita. Parece-me uma caça ao tesouro! E por vezes, encontram-se verdadeiros tesouros!

-Quer partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Não me recordo de nada especial, embora nos primeiros dias tudo fosse um pouco caricato, pois, não conhecia a coleção, por isso Incropera, Perry, Chang e afins tudo me era estranho e ficava atrapalhada quando mos pediam.

-Qual a receita para lidar com a azáfama do quotidiano?

Planear e organizar as tarefas diárias de acordo com as prioridades. Não tentar controlar o incontrolável.

-Qual o segredo para o sucesso?

Dedicação, empenho e gostar daquilo que se faz.

-Que aspetos diferenciam o ISEP?

Uma instituição de referência no Ensino Superior Público, na área da engenharia, com uma história de mais de 165 anos.

-Qual o melhor canto e recanto desta casa?

A biblioteca, sem dúvida!

-Uma ideia para crescermos mais?

Conhecer as pessoas e reconhecer o seu valor de forma a aproveitar ao máximo o seu potencial.

-Houve algum membro do ISEP que o/a tivesse marcado? Porquê? 

Não posso deixar de referir a D. Lucília Lima, que me recebeu na biblioteca e me orientou nos meus primeiros tempos no ISEP, assim como o Engº Sousa Guimarães.

Perfil

Cinema: A mulher falcão, Contacto, Blade Runner, a saga da Guerra das Estrelas, ficção científica em geral e realizadores como George Lucas, Steven Spielberg, Ridley Scott, Christopher Nolan.

Literatura: “La nuit des temps” de René Barjavel foi um livro que me marcou, relata a história de uma civilização que existiu num passado muito remoto, representando uma utopia para um futuro melhor para a humanidade. Além deste livro, gosto também de romances policiais: Agatha Christie, Conan Doyle, entre outros.

Música: “Dance me to the end of love”, de Leonard Cohen.

Viagem de sonho: Conhecer as civilizações Incas e Aztecas e a Polinésia.

Gastronomia: Doces, tudo o que leva chantilly ou creme de ovo e limão!

Lazer: Viajar, fotografar, ler e cinema.

Desporto: Andebol. Nunca pratiquei, mas tenho dois filhos que jogam e faço parte da direção do clube.

Se pudesse mudar o mundo: Já me chamaram ingénua por acreditar que isso é possível. Se tivesse poder para tal acabava com a fome e as guerras.

Filosofia de vida: Viver e deixar viver.

ISEP numa palavra: Superior.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.