Estudar

Matemática Fora de Portas atrai mais de três mil estudantes
24-04-2017
matematica_zona1.jpg

Matemática Fora de Portas, promovido pelo ISEP em parceria com a Câmara Municipal do Porto, já atraiu mais de 3400 estudantes do Ensino Básico e Secundário. Pela quarta vez consecutiva, a iniciativa voltou a esgotar as inscrições, prevendo-se a participação de mais de 700 jovens na 5.ª edição, que decorre entre 20 de abril e 1 de junho, todas as terças e quintas-feiras.

Com o Matemática Fora de Portas pretende-se que os estudantes compreendam no seu quotidiano a aplicação da disciplina em contexto real. Desta forma, objetiva-se incentivar e motivar os mais jovens a prosseguirem os estudos em áreas científicas e tecnológicas.

A novidade deste ano passa pela inclusão da Torre dos Clérigos no roteiro de atividades, no dia 1 de junho, com o tema “Distâncias Inacessíveis”. O programa prevê ainda outras temáticas, nomeadamente: “Organização e Tratamento de Dados”, a ter lugar na Avenida dos Aliados; “Jogos e Decisões Estratégicas, no Quartel do Carmo da GNR; “Modelação com Grafos”, no Palácio do Cristal e “A Geometria no Meio Envolvente”, na Rotunda da Boavista;

A iniciativa Matemática Fora de Portas é um exemplo de sucesso em como projetos aplicados de forma pedagógica e em contexto escolar podem suscitar a atenção e interesse dos estudantes. Além das mais-valias acima mencionadas, pretende-se que todos os participantes desenvolvam competências importantes ao nível da sua formação em cidadania, como a autonomia, a criatividade e a criticidade.

+INFO: Professora Amélia Caldeira (acd@isep.ipp.pt) e/ou CM Porto (portodefuturo@cm-porto.pt)