Outro

Professor Emérito do ISEP debate a captação de águas subterrâneas na OERN
24-03-2017

O Professor Emérito do ISEP|P.Porto, José Martins Carvalho, foi convidado a participar na sessão informativa “Captação de águas subterrâneas: engenharia ou bricolage?”, no próximo dia 29 de março (quarta-feira), às 16:30 horas, na sede da Ordem dos Engenheiros Região Norte (OERN), no Porto.

A sessão é organizada pelo Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, sendo a entrada gratuita e aberta a todos os interessados na matéria. De salientar que o Professor José Martins Carvalho apresenta um currículo de excelência, sobretudo, nas áreas de hidrogeologia, de recursos hídricos subterrâneos, de recursos hidrominerais e geotérmicos e de engenharia de águas subterrâneas.

“É, de facto, um orgulho receber na OERN tão distinto colega e geo-profissional de hidrogeologia e engenharia de captações de águas subterrâneas que, por certo, será um momento de tertúlia cientifica e técnica do mais alto nível, dadas as excelentes características académicas, profissionais e de comunicador do Professor Martins Carvalho”, refere o diretor do Departamento de Engenharia Geotécnica do ISEP e da direção do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da OERN, João Paulo Meixedo.

Recorde-se que, em maio do ano passado, o Professor Emérito do ISEP foi agraciado com a Medalha de Mérito de 2016 – o mais algo grau conferido – pela Federação Europeia de Geólogos (FEG). Note-se ainda o facto de a revista internacional Environmental Earth Sciences (Springer) lhe ter dedicado um número especial de 518 páginas (volume 73, número 6, março de 2015).

Nascido em Lisboa, no dia 12 de dezembro de 1942, José Martins Carvalho passou por empresas de referência no setor dos recursos geológicos e de engenharia de águas subterrâneas, nomeadamente Geotécnica e Minas, Sondagens e Fundações ACAVACO e TARH. Esteve envolvido na docência do ensino superior mais de 30 anos. A sua ligação ao ISEP remonta a 2004, tendo apoiado a elaboração e consolidação de três cursos de renome – Licenciatura e Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente (OE+EUR-ACE label) e Mestrado em Energias Sustentáveis.

No âmbito académico, o professor emérito é doutorado e agregado em Geociências, com especialização em Hidrogeologia Aplicada e Recursos Hídricos e Geotérmicos, pela Universidade de Aveiro. Em 2000, foi-lhe atribuído o título “Millenium Hydrogeologist” pela International Association of Hydrogeologists na África do Sul. Além disso, é membro correspondente da Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Geológica e de Minas), membro sénior da Associação Portuguesa de Geólogos, EuroGeólogo pela FEG, e pertence ao painel de especialistas em Hidrogeologia da FEG.