Outro

Docente eleito membro do Comité Executivo do IAOE
23-03-2017

Gustavo Alves, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e investigador no Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), foi eleito membro do Comité Executivo do International Association of Online Engineering (IAOE), no passado dia 17 de março. Trata-se da primeira vez que um professor do ISEP é escolhido para servir nestas funções.

A candidatura do docente do ISEP foi apresentada e defendida pela Professora Maria Teresa Restivo, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na última assembleia geral do IAOE, que decorreu na Columbia University, em Nova Iorque (Estados Unidos).

“Esta notícia representa duas coisas para mim: confiança nas competências para servir nesta função; e reconhecimento pelos pares do trabalho desenvolvido por mim e por toda a equipa do CIETI na área dos laboratórios remotos, nos últimos 14 anos”, declara Gustavo Alves.

O IAOE é uma organização internacional sem fins lucrativos, que objetiva promover o desenvolvimento, a aplicação e a disseminação da engenharia e das tecnologias online. Até 2019, o docente do ISEP vai trabalhar diretamente na discussão, definição e decisão das principais atividades desta entidade.

No âmbito das iniciativas promovidas pelo IAOE destacam-se as seguintes: a REV (International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation), conferência anual que vai na sua 14.ª edição e, inclusive, já decorreu no ISEP; e ainda a publicação do I-JOE (International Journal of Online Engineering), revista científica internacional de prestígio que se encontra indexado no SCOPUS e no Emerging Sources Citation Index (ESCI).

De salientar o trabalho desenvolvido pelo CIETI na área dos laboratórios remotos, visto que tem vindo, cada vez mais, a ser reconhecido internacionalmente. Refira-se, ainda a este nível, o envolvimento em projetos de renome como, por exemplo, o RexNet, o VISIR+, o PILAR, ou o PhysicsLabFarm.

O CIETI é um dos dez grupos de investigação que integram o ISEP, apostando em trabalhos de cariz multidisciplinar. As atividades dividem-se em três linhas de trabalho, nomeadamente Biomateriais e nanotecnologias, Energia, processos e ambiente e Laboratórios remotos e sistemas de teste e depuração.