Outro

SOMOS ISEP: Teresa Espassandim
21-03-2017

Teresa Espassandim é a responsável pelo ISEP|GO – Gabinete de Orientação do ISEP, onde diariamente conhece pessoas únicas e ajuda-as a melhorarem. Natural de Santa Maria da Feira, considera que uma das mais-valias do Instituto reside na relação de proximidade entre docentes e estudantes. “Põe quanto és no mínimo que fazes”, é com este verso de Ricardo Reis, heterónimo de Pessoa, que norteia a sua vida.

-Quando entrou no ISEP? E como recorda esses tempos?

Comecei a trabalhar no ISEP em janeiro de 2002. Com 23 anos, na altura, o ISEP parecia-me um mundo… Ainda é um mundo hoje, mas mais pequenino...

-O que mais a fascina naquilo que faz?

Conhecer pessoas únicas, todos os dias, e ter o privilégio de estas quererem que as ajude.

-Quer partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Quando um dia estava a dar consulta, na sala do ISEP|GO que é bastante silenciosa, e não tendo ouvido o alarme de incêndio tocar, permaneci com o cliente até que interromperam abruptamente abrindo a porta e nos mandaram sair de imediato. Toda a minha preocupação era com o estudante naquele momento, esquecendo as normas de segurança…. Tudo correu bem, era um simulacro.

-Qual a receita para lidar com a azáfama do quotidiano?

Planear, ser pontual e ter muito claro o que se pretende fazer.

-Qual o segredo para o sucesso?

Gostar do que se faz. O brio traz a necessidade de competência e esta a escolha em desenvolvê-la.

-Que aspetos diferenciam o ISEP?

Uma maior informalidade na relação docente-estudante; o ensino-aprendizagem com paradigma pragmático; a superação institucional com recursos humanos e materiais reduzidos.

-Qual o melhor canto e recanto desta casa?

O melhor canto do ISEP é, sem dúvida, a sala de consulta do ISEP|GO: um espaço privado, sereno, confortável… Um ambiente “à parte” das salas de aula e laboratórios.

-Uma ideia para crescermos mais?

Envolver e reconhecer mais as pessoas.

-Houve algum membro do ISEP que a tivesse marcado? Porquê?

Sim, uma vice-presidente que me telefonou já fora do horário de trabalho para me dizer, simplesmente, que eu tinha razão, num assunto com que a havia confrontado e no qual discordávamos e em que esta terá ficado a refletir.

Perfil

Cinema: O filme “O Padrinho”, de Francis Ford Coppola.

Literatura: “Crime e Castigo”, de Dostoievsky.

Música: Ella Fitzgerald.

Viajem de sonho: A viagem de sonho é sempre a que ainda não fiz, ou seja, a próxima. Ainda não estive no continente Oceânia, mas sonho também em fazer a estrada Inca até Cusco, no Peru.

Gastronomia: Polvo à Lagareiro.

Lazer: Passear, viajar (aquém e além-fronteiras).

Desporto: Futebol Clube do Porto! E correr…

Se pudesse mudar o mundo: Já faço: ajudo as pessoas a mudar.

Filosofia de vida: “Põe quanto és no mínimo que fazes” – Ricardo Reis, in “Odes”.

ISEP numa palavra: Projeto.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.