Outro

Assinado protocolo de cooperação com a empresa Sqédio
15-03-2017

O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do ISEP celebrou, no passado mês de fevereiro, um novo protocolo de cooperação com a empresa Sqédio. Este memorando reforça a ligação da instituição ao mundo empresarial, mas também o acesso privilegiado ao sistema de informação RPS.

Com este acordo a Sqédio disponibilizará, para estudantes e docentes, para além do software Solidworks – ferramenta de conceção assistida por computador –, a plataforma de informação empresarial RPS nos seus vários módulos, sessões de formação e a realização de seminários de divulgação das funcionalidades presentes no sistema de informação, o qual está enquadrado no novo conceito de Industria 4.0.

“Este protocolo vem, assim, intensificar o desenvolvimento de competências técnicas nos estudantes das Licenciaturas e Mestrados em Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial, tendo em vista a utilização de ferramentas de informação empresarial e na gestão dos processos produtivos com recurso a ferramentas de suporte atuais”, afirma o docente do DEM, João Bastos.

De momento, estão já planeados a realização de vários projetos de mestrado assentes na tecnologia disponibilizada pela plataforma de informação empresarial RPS. Em simultâneo, estão a ser preparadas ações de formação sobre a ferramenta de conceção e fabrico assistido por computador para um público-alvo abrangente.

O RPS integra aplicações de engenharia, gestão documental e ERP, permitindo a gestão de integrada do processo produtivo em todas as atividades relacionadas com o desenho, desenvolvimento e industrialização dos produtos. Deste modo, o protocolo de cooperação com a Sqédio vem reforçar ainda mais a qualidade técnico pedagógica das unidades curriculares dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial.

O DEM do ISEP tem mais de 2000 estudantes, que estão distribuídos pelos seis cursos que coordena. A oferta formativa deste Departamento abrange licenciaturas, mestrados e pós-graduações, contando com o trabalho de mais de cem docentes e técnicos.