Gestão

Associação Russa de Ensino e Engenharia distingue Vice-presidente do ISEP
15-02-2017

O Vice-presidente do ISEP, José Carlos Quadrado, é o primeiro português a ser distinguido pela Associação Russa de Ensino e Engenharia (AEER). A cerimónia para a entrega da “Medalha Peter I” (Peter the Great) decorreu na Assembleia Geral da AEER, a 16 de fevereiro, em São Petersburgo, na presença das 63 delegações representativas de várias regiões russas.

A “Medalha Peter I” é atribuída a estadistas e figuras públicas de origem russa ou estrangeira, provenientes das comunidades académicas e industriais, ou de organizações não governamentais. Trata-se de uma distinção com elevado mérito mundial e que visa, sobretudo, o destaque de contribuições significativas para o “Desenvolvimento da Engenharia e do Ensino da Engenharia”.

“A nível pessoal, é com agradecimento e humildade que vejo, neste prémio, o reconhecimento de mais de duas décadas dedicadas à internacionalização do Ensino Superior nacional no domínio da Educação em Engenharia. É também com satisfação que assisto à elevação da engenharia portuguesa ao mais alto nível, onde orgulhosamente o meu nome figura ao lado dos grandes vultos do ensino da engenharia contemporânea”, declara José Carlos Quadrado.

Esta distinção surge num âmbito individual, contudo importa salientar que decorre no exercício das funções de Vice-presidente responsável pela internacionalização do ISEP. Deste modo, a visibilidade institucional além-fronteiras sai também reforçada. De facto, nos últimos anos, o ISEP tem assumido várias colaborações com entidades russas em termos de mobilidades de staff, projetos I&D e até parcerias industriais como, por exemplo, o gigante do setor automóvel, KAMAZ.

“Como consequência do anúncio deste prémio já se registaram várias propostas de parcerias de colaboração institucional de universidades da Rússia, dos Estados Unidos da América e doutros países. Certamente, este cenário permitirá melhorar a integração do ISEP nas maiores redes de ensino de engenharia internacionais”, revela o Vice-presidente, José Carlos Quadrado.

Único europeu a receber a “LACCEI Academic Merit Model

Não obstante a importância da medalha russa, o docente do ISEP recebeu outras distinções internacionais. Na verdade, é o único europeu até à data a quem foi atribuída a “LACCEI Academic Merit Model”, no Equador, em 2014. O reconhecimento concedido pelo consórcio de universidades da América Latina e do Caribe deveu-se ao contributo para o desenvolvimento do ensino e engenharia no continente americano.

Estes prémios vêm atestar a qualidade e excelência do currículo do Vice-presidente do ISEP. José Carlos Quadrado é professor coordenador com agregação na área da engenharia eletrotécnica.

Além disso, ocupa diversas posições como, por exemplo: Presidente do Consórcio de Instituições de Engenharia Latino-Americanas e do Caribe (LACEI); membro do Conselho de Administração da Sociedade Europeia do Ensino e da Engenharia (SEFI) e diretor do Observatório Português de Boas Práticas em Gestão Estratégica Universitária (TELESCOPI).

O Vice-presidente da internacionalização e planificação estratégica do ISEP é também membro sénior em várias sociedades de engenharia e em sociedades de ensino de engenharia. Nota ainda para as mais de cem publicações internacionais da sua autoria, incluindo revistas e capítulos de livros, bem como para as diversas patentes e alguns prémios.