Outro

SOMOS ISEP: Ana Margarida Pinho
07-02-2017

Ana Margarida Pinho, de 20 anos, está a frequentar o 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica-Sistemas Elétricos de Energia. A jovem assegura que a escolha pelo ISEP foi praticamente "instantânea", atendendo ao prestígio nacional e internacional da instituição. A par dos estudos, desdobra-se em inúmeras atividades: atletismo; pratica voluntariado numa organização que dá explicações a crianças carenciadas; pertence à equipa de Embaixadores do ISEP e mais, recentemente, passou a integrar a aeISEP. 

-Porque escolheste o ISEP?

Não é difícil escolher uma ‘casa’ com prestigio, tanto a nível nacional como internacional, pelo que a decisão foi quase instantânea. Também o facto de ter tido familiares que estudaram no ISEP ajudou a fundamentar mais a minha decisão.

-Como recordas os primeiros tempos?

Tempos em que foi necessário adaptar-me a um novo ambiente e a um novo ritmo, tanto pessoal como académico.

-O que mais te fascina no teu curso?

No mundo da engenharia nada é dado como ‘produto final’. Há sempre algo mais a investigar até chegarmos ao ponto ótimo. Cativa-me que com a minha formação, como futura engenheira, consiga estar a par das necessidades do mercado e estar pronta para resolver os problemas e as necessidades da sociedade.

-Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?

Além dos estudos, faço voluntariado numa organização de jovens estudantes da academia do Porto – o Já T’Explico –, em que damos explicações a crianças carenciadas do 5º ao 9º ano. Também pratico desporto, mais propriamente atletismo, que é uma das minhas grandes paixões; integro a equipa de Embaixadores do ISEP e, mais recentemente, ingressei na aeISEP.

-Podes contar-nos um episódio curioso passado no ISEP?

Com o stress para um exame no 1º ano apareci na data errada, um dia mais cedo. Tive sorte que foi um dia mais cedo!

-Qual a receita para lidar com a azáfama do quotidiano?

Definir bem a ‘agenda’, saber planear uma semana de trabalho.  

-Qual o segredo para o sucesso?

Ter objetivos claros, fazendo aquilo que se gosta, possuir disciplina e método de trabalho, aliados a momentos de lazer fundamentais para o meu equilíbrio.

-Que aspetos diferenciam o ISEP?

Sem dúvida, a proximidade entre docentes e estudantes e o próprio acompanhamento que eles nos proporcionam. Contudo, convém não esquecer o espírito académico que é simplesmente espetacular!

-Qual o melhor canto e recanto desta casa?

Como estudante de Engenharia Eletrotécnica, sem dúvida, que não podia deixar de mencionar o meu departamento, onde passo bastante tempo. Mas também há que referir a sala de convívio da aeISEP, para quando é necessário desligarmos do trabalho e conviver com os amigos.

-Uma ideia para crescermos mais?

Enquanto estudantes e futuros profissionais temos de perceber a necessidade de que a formação não se limita ao que se aprende nos ‘livros’ é necessário um complemento, um interesse e um investimento tanto na nossa área da engenharia como noutras transversais.

Perfil

Cinema: O filme "The Theory of Everything"

Literatura: Dan Brown (escritor).

Música: O álbum "A Head Full of Dreams", dos Coldplay.

?Viagem de sonho: Turquia.

Gastronomia: Açorda de Gambas.

Lazer: Passeio à beira-mar.

Desporto: Atletismo.

Se pudesse mudar o mundo: Igualdade de direitos e oportunidades para todas as mulheres do mundo.

Filosofia de vida:  Nunca deixar de fazer aquilo que de que se gosta.

ISEP numa palavra: Orgulho.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo mais que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.