Estudar

Projeto pretende inovar na captação de fotografias panorâmicas
05-01-2017

Joaquim Monteiro, estudante da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia do ISEP, desenvolveu um sistema automático de captura de fotografias panorâmicas e giga pixel, com o objetivo de alcançar um maior e melhor detalhe. O protótipo criado perspetiva ainda simplificar a vida dos amantes da arte fotográfica.

A ideia surgiu da necessidade, sentida na primeira pessoa pelo mentor do projeto, em encontrar um sistema que satisfizesse razoavelmente as suas ambições na captação de imagens. Assim, na ausência duma solução para a elaboração das fotografias que pretendia, resolveu construir um projeto que respondesse positivamente ao seu problema.

“Trata-se de um sistema automático com dois eixos para rodar uma câmara, de forma a captar fotografias individuais, garantindo que existe sobreposição entre elas para evitar falhas no momento de agregação numa imagem só. O projeto destaca-se dos vários produtos já existentes no mercado ao simplificar a vida ao utilizador, realizando a calibração automaticamente”, explica Joaquim Monteiro.

Segundo o estudante, a mais-valia deste sistema assenta precisamente na sua autonomia. Deste modo, o utilizador necessita apenas de “fornecer alguns dados e todo o processo demora a posteriori cerca de 30 segundos, evitando erros por parte dos usuários”. Em sentido inverso, as soluções comercializáveis “requerem uma calibração totalmente manual, a qual pode se prolongar entre três e cinco minutos”, salienta.

O projeto de Joaquim Monteiro pode ser, então, aplicado na área da fotografia, destacando-se o facto de existirem aplicações possíveis em robôs ou sistemas motorizados. Para o futuro fica a vontade em melhorar o protótipo, ou seja, desenvolver uma estrutura nova com uma configuração mais compacta, leve, fácil de manusear e de transportar.

Os trabalhos decorreram sob a orientação do docente do ISEP Lino Baptista Figueiredo, tendo o estudante obtido a excelente classificação final de 19 valores. Apesar de o projeto estar atualmente parado, o seu mentor não pretende ficar por aqui, tal como mencionado acima. “Surgiram novas ideias que pretendo desenvolver”, remata.  

A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia do ISEP oferece aos seus formandos um plano de estudos especialmente enfocado em todos os assuntos relacionados com o setor energético, os sistemas elétricos de energia, as máquinas e instalações elétricas, entre outros. Além disso, o curso confere competências ao nível da operação em sistemas eletromecânicos, bem como na análise, avaliação e propostas de soluções para várias questões relacionadas com o uso de energia, sobretudo no que respeita à eficiência energética.