Estudar

Estudante projeta soluções de carregamento para privados com veículos elétricos
22-09-2016

Recém-licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computares pelo ISEP, Ubirajara Almeida desenvolveu, recentemente, um projeto que cria soluções de carregamento para privados que utilizem veículos elétricos. Pretende-se facilitar a tarefa de carga de energia, alargando as possibilidades para além daquelas oferecidas pelas infraestruturas públicas.

O trabalho do jovem, de 22 anos, decorreu no âmbito da unidade curricular Projeto/ Estágio Curricular, tendo sido classificado em 19 valores. O projeto realizou-se sob a orientação do docente do ISEP André Vaz Fidalgo e, por parte do Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel (CEIIA), do engenheiro Pedro Silva. No entender de Ubirajara, a proposta apresentada “representa uma visão destinada a criar um produto inovador e apelativo, concebido para as residências urbanas”.

O “Personal Energy Device”, nome atribuído pela empresa CEIIA onde estagiou, tem assim como principal objetivo, e em termos práticos, a criação de uma família de produtos destinados a suprir as necessidades identificadas para os diferentes mercados de aplicação, como por exemplo: condomínios partilhados e privados; garagens privadas residenciais; frotas e/ou espaços privados de acesso público restrito (hotéis, restaurantes, entre outros).

Hoje em dia, “inúmeras iniciativas piloto têm-se focado no desenvolvimento e roll-out de soluções para infraestruturas públicas, sendo poucas as iniciativas que abordaram a questão do carregamento doméstico ou em ambiente de gestão de frota”, explica o estudante do ISEP. Neste contexto, o “Personal Energy Device” permitirá romper com alguns paradigmas atuais, visando facilitar a vida aos utilizadores de veículos elétricos para que passem a ter acesso, independentemente da sua localização, a mecanismos de seleção e gestão de energia.

De acordo com Ubirajara Almeida, em Portugal existem já vários mecanismos em espaços públicos preparados para o cenário de carregamento de automóveis elétricos, através da existência de redes de sistemas inteligentes e integrados. No entanto, “há um enormíssimo espaço de necessidade e, portanto, de oportunidade, nos espaços de acesso privativo”. Por outro lado, existe a vontade de que através do seu projeto surjam propostas de valor para diversas aplicações e ambientes de mercado, suscetíveis de comercialização e internacionalização.

O “Personal Energy Device” está a ser utilizado, de momento, apenas a nível interno pelo CEIIA. Todavia, pretende-se continuar a desenvolver o projeto, apostando na implementação de novas caraterísticas e culminando na sua eventual chegada ao mercado. Depois de ter realizado o seu estágio curricular, Ubirajara Almeida foi convidado a trabalhar na empresa, dividindo agora o seu tempo entre os mundos laboral e académico, visto que está a frequentar o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – Sistemas Autónomos no ISEP.

Além disso, destaca que foi durante as Jornadas de Emprego e Engenharia do ISEP que deu o primeiro grande passo para conseguir o estágio, uma vez que entregou diretamente o seu currículo a representantes da empresa. “Trata-se de uma grande oportunidade para todos os estudantes iniciarem contactos com o mercado de trabalho”, concluí.

A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEP forma profissionais para as áreas dos computadores, robótica e telecomunicações. O curso possui uma forte componente prática e um método de ensino-aprendizagem dinâmico, que desenvolve conhecimentos nas ciências base e explora tendências emergentes ao nível do circuitos eletrónicos, tecnologias de rede, automação e sistemas digitais.