Outro

Vodafone apresenta primeira cidade inteligente do rock no ISEP
16-05-2016

A conferência “Smart Cities e Smart Grids”, inserida no ciclo Engenharia em Movimento, promete revolucionar o debate nesta área. Promovida pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a iniciativa – agendada para 17 de maio, pelas 17 horas, no Auditório Magno – conta mais uma aliciante: a apresentação da criação da primeira “Smart Rock City”, por parte da Vodafone e do Rock in Rio-Lisboa.

Mário Peres, que exerce funções como Country Manager M2M/IoT na Vodafone, é responsável por trazer até nós um diferente e inovador conceito de Cidade Inteligente. A 7.ª edição do conceituado festival, que se realiza de 19 a 29 de maio e conta com grandes estrelas como Bruce Springsteen ou Queen + Adam Lambert, vai servir de suporte a soluções nunca antes aplicadas num evento de música e entretenimento.

Com uma afluência de público elevada, o objetivo da Vodafone e do Rock in-Rio Lisboa passa por apostar nas tecnologias de informação e comunicação, tendo em vista uma clara melhoria da experiência dos festivaleiros que diariamente acorrem ao certame. Neste contexto, e tendo em conta o mote lançado pelo ISEP, as “Smart Cities e Smart Grids” assumem, assim, maior pertinência e expetativa.

O projeto “Smart City Rock”, que vai ser apresentado no ISEP, perspetiva impactar não só o público, mas também criar condições para uma melhor gestão dos processos e infraestruturas existentes, tal como uma otimização dos recursos para eventos futuros. No total foram criadas cinco soluções que permitem monitorizar, em tempo real, as áreas mais críticas para o funcionamento de diversas componentes do festival.

O Parque da Bela Vista, primeira cidade inteligente de rock do mundo, vai apresentar as seguintes caraterísticas: “Smart Energy” – para medir os consumos de energia nos vários palcos, com o intuito de gerir o desempenho destes espaços, perspetivando um cenário de poupança; “Smart Water” – visa assegurar o controlo do abastecimento de água, prevenindo interrupções ou irregularidades “Smart Toilets” – monitorizar e informar o público sobre a disponibilidade de WC’s; “Smart Waste” – controlar o processo de recolha dos resíduos sólidos e “Smart Air” – para medir os níveis ambientais.

As diversas soluções inseridas na “Smart Rock City” têm como denominador comum a existência de um sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) da Vodafone, o qual foi desenvolvido conjuntamente com a empresa SSA Dynamics. Ora, toda esta tecnologia vai estar instalada no Centro de Controlo Operacional do Rock in-Rio-Lisboa.

A 5.ª conferência do ciclo “Engenharia em Movimento” vai contar, além desta grande novidade, com a presença de um painel de profissionais e investigadores de renome enquadrados no tema “Smart Cities e Smart Grids”. Convém recordar, também, a vinda do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. O evento tem como destinatários principais decisores políticos, membros da administração pública, empresários, quadros e técnicos especialistas, professores, estudantes e todos aqueles que, de modo geral, se interessem pelas áreas em debate.

Inscrições