Estudar

Estudantes ERASMUS desenvolvem projetos em parceria com empresas
08-02-2016

A Direção do Mestrado em Engenharia Mecânica (MEM) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) promoveu, recentemente, a apresentação de alguns dos trabalhos desenvolvidos por estudantes ERASMUS. De modo geral, os projetos representaram o culminar de parcerias com algumas empresas. No total, foram cinco os polacos envolvidos nesta fase, existindo alunos com o seu projeto ainda em curso.

Segundo o docente e diretor do MEM, Francisco José Gomes da Silva, o plano de estudos solicitado pelos estudantes ERASMUS funcionava apenas em Português, pelo que houve a necessidade de contornar as adversidades causadas pelas barreiras linguísticas. «Face a essa dificuldade, propus-lhes que os conhecimentos que iriam adquirir em sala de aula, fossem desenvolvidos num projeto a elaborar com empresas», afirma.

Nesta iniciativa o MEM contou com a colaboração das empresas GISLÓTICA, EVOLEO e PR METAL, tendo apenas uma das estudantes optado por desenvolver o projeto internamente, visto ser um projeto apenas para 20 ECTS e estar a frequentar outras unidades curriculares em Inglês. Com estas parcerias, e nas palavras do docente, «serviram-se, assim, os interesses das empresas», tendo havido a oportunidade de «dialogar frequentemente em Inglês» e ainda «tempo para a descoberta do nosso País».

Para Francisco Silva, estes projetos poderiam servir de exemplo para outros estudantes, de forma a incentivá-los a trabalhar com as empresas, considerando que os mesmos são úteis para o ISEP, «no sentido de aumentar as relações com o tecido empresarial envolvente, incrementando por essa via a empregabilidade dos nossos alunos, através dos estágios, que progridem quase sempre para a contratação efetiva».

De facto, chegou mesmo a registar-se um convite de trabalho para um dos estudantes ERASMUS permanecer na empresa onde elaborou o projeto. Assim, no entender do diretor do MEM: «A experiência dificilmente poderia ter corrido melhor. Isso encontra-se documentado nos relatórios já entregues. Apesar de constituir um trabalho suplementar para os docentes, o balanço é extremamente positivo, pois a imagem do ISEP saiu reforçada.»