Estudar

À Boleia da Matemática com…
12-11-2015

ISEP | 23 NOV | H207 |14H30

A próxima sessão do ciclo de seminários "À Boleia da Matemática com…" decorrerá no próximo dia 23 de novembro, dedicada ao tema “Engenharia ao serviço da Indústria” tendo como caso de estudo a empresa Artlant PTA S.A. – Área Engenharia & Manutenção.

À Boleia da Matemática com... pretende  desenvolver iniciativas para facilitar a transferência de boas práticas do mundo empresarial e desmistificar a conceção errada de que a matemática é uma ciência estática, sem aplicação, fazendo-a transparecer nos mais diversos ramos do saber e no mundo real, nomeadamente na engenharia.

Convidado

Herculano Silva, Diretor de Engenharia e Manutenção na Artlant PTA S.A. Detém de mais de 15 anos de experiência na indústria petroquímica, tendo desempenhado funções de Diretor de Construção e Comissionamento na Artelia Ambiente S.A., grupo Veolia Industrie, Diretor Geral & Técnico na Kosan Crisplant A/S, Diretor da Paragem Geral e Engenheiro Sénior de Manutenção e Projetos na Artlant PTA S.A.

Artlant PTA SA

A Artlant PTA SA entrou em operação a 19 de Março de 2012, é uma unidade fabril petroquímica de classe mundial com capacidade de produção anual de 700.000 MT de PTA. A sua localização em Sines deve-se à excelente plataforma logística aí instalada, uma vez que 95% da sua capacidade é para exportação. A Artlant produz PTA (acido tereftálico), composto orgânico utilizado na produção de PET (polietileno tereftalato), um produto utilizado em larga escala na produção de embalagens de comida e bebida.

Por forma a suportar a sua atividade a Artlant dispõe nos seus quadros de diversos profissionais ligados à engenharia, que se enquadram nas diferentes áreas e departamentos. Esses profissionais desempenham diferentes funções desde a gestão de áreas, gestão de departamentos, manutenção, supervisão, projeto, entre outras, tendo com principal foco de atuação a área da Engenharia e Manutenção.

A área da Engenharia e Manutenção temo como missão garantir a máxima disponibilidade e fiabilidade das instalações e equipamentos, respeitando as normas de QAS. Esta área é constituída por 4 departamentos: Mecânica, Eletricidade, Instrumentação & Controlo e Projetos & Paragens Gerais. Cada departamento tem como responsável um engenheiro sénior da disciplina e complementarmente engenheiros de suporte. É fundamental que estes profissionais tenham as competências técnicas e humanas necessárias para o desempenho das suas funções. Todos os dias os seus conhecimentos são colocados à prova sendo crucial a sua capacidade de avaliação de problemas, soluções técnicas, tempos de resposta, gestão de recursos, gestão de crise e bom senso.