Estudar

ISEP DEBATE FUTURO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL
10-11-2015

Esta quarta-feira, dia 11, no Centro de Congressos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) será abordada a temática do Empreendedorismo social e as soluções inovadoras que respondem às questões sociais e económicas prementes da sociedade contemporânea, dando a conhecer os contributos e ideias de jovens empreendedores. Fomentar uma cultura de inovação no ISEP, apoiando a transformação de ideias inovadoras em negócios de elevado potencial, é o objetivo do seminário sobre “Empreendedorismo Social – Visões e Percursos”.

Numa altura em que cada vez mais estão na ordem do dia as questões ligadas à discriminação social, fluxos migratórios, guerras, fome e pobreza, urge pensar o Empreendedorismo Social numa perspetiva transformadora da sociedade, capaz de dar uma resposta à atual conjuntura económica, social e política internacional.

Para João Rocha, "o empreendedorismo social implica não só ter uma vocação, mas também uma consciência social e económica pro-activa na sociedade contemporânea. O ISEP, através do seu núcleo de empreendedorismo ISEP.Start tem vindo a desenvolver um trabalho digno no apoio a um novo ciclo de projetos, contribuindo para a criação de novas empresas baseadas na inovação capaz de transformar a sociedade”, ressalva o presidente da Instituição.

O seminário “Empreendedorismo Social - Visões e Percursos” conta com as presenças de oradores da IES - Social Business School, Fundação EDP, Vida Norte e Cooperativa do Povo Portuense que irão dar uma visão diferente sobre o tema, como a constituição de organizações de raiz, entidades que surgem a partir de empresas de grande dimensão. Na segunda parte do seminário serão divulgados os contributos e ideias de jovens empreendedores, muitos já com ideias premiadas, tais como a Casas em Movimento, Doctor Gummy. De relevar também o contributo de grupos como o “Famílias como as Nossas” e a “Cross Hands Architeture”, duas organizações nacionais que atualmente dão resposta a atual situação dos refugiados que, diariamente, chegam à Europa para fugir à guerra.

Na sessão de abertura estará presente Alberto Machado, presidente da Junta de Freguesia de Paranhos parceiro na organização do seminário.