Investigação

Reaproveitar subprodutos líquidos da indústria conserveira para produção de ómega3
23-06-2015

Estudo em desenvolvimento no ISEP visa gerar valor  através do reaproveitamento de subprodutos líquidos desta indústria conserveira para produção de ácidos gordos ómega 3. 

A ingestão de ácidos gordos ricos em ómega 3 está associada a uma baixa prevalência de doenças cardiovasculares. Hoje em dia existe uma necessidade crescente de suplementar alimentos com estes ingredientes, na tentativa de colmatar algumas carências derivadas do atual estilo de vida, onde o seu consumo semanal (através de peixes gordos) é bastante reduzido. Dado que esta situação gera uma crescente procura destes ingredientes pela indústria alimentar, uma investigadora do Requimte - ISEP está a desenvolver um projeto para estudar se os subprodutos líquidos da indústria conserveira de peixe, ricos em ómega 3, podem ser reaproveitados como fontes destes ácidos gordos. 
O principal objetivo do estudo consiste na transformação destes subprodutos em compostos economicamente valiosos e com retorno financeiro para as empresas. Ao mesmo tempo, é possível reduzir a carga de tratamento dos efluentes, direcionados diretamente para as ETARs, e ainda a poluição nos esgotos. Apesar de já existir investigação no sentido de valorizar os resíduos sólidos, normalmente utilizados para a produção de rações animais, esta linha de valorização aplicada aos resíduos líquidos é ainda praticamente inexistente. 
O estudo centra-se numa das linhas de investigação do Grupo de Reações e Análises Químicas (GRAQ) do ISEP, que tem gerado bastante interesse junto das empresas, dada a sua importância financeira. A equipa de investigação, liderada por Ana Santos Carvalho, já conta com experiência no tema e encontra-se a trabalhar em conjunto com a empresa La Gondola, que fornece a matéria-prima.