Investigação

Duas Vitórias para Projetos ISEP no "Future Ideas"
27-05-2015

Há duas portuguesas entre os premiados do “Future Ideas”. Este concurso europeu distinguiu entre as melhores ideias de futuro duas dissertações desenvolvidas no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Aberto a projetos de mestrado e doutoramento, esta competição internacional reconheceu os projetos ISEP nas categorias “the future of technology” e “the future of design”.

O prémio “the future of technology” distinguiu o projeto “Development of Paper-based Color-strip Test for Drug Detection in Aquatic Environment: Application to Sulfadiazine” de Carla Teixeira.

Este trabalho incide no desenvolvimento de um sensor de papel, quimicamente modificado, para assumir uma coloração típica após contacto com um antibiótico. A intensidade da coloração está relacionada com a concentração desse antibiótico na água, podendo vir a ser de grande utilidade no controlo dos níveis de antibióticos utilizados na criação de peixes em sistemas aquacultura.

Carla Teixeira frequentou o mestrado em Engenharia Química – especialização em Tecnologias de Proteção Ambiental, tendo realizado a investigação junto do Biomark Sensor Research, um dos 10 grupos de investigação do ISEP.

Por seu turno, “the future of design” foi atribuido ao projeto “Development of a Biosensor for a Biomarker in Breast Cancer”, de Alexandra Santos. Esta dissertação descreve o desenvolvimento de um dispositivo dedicado ao diagnóstico do cancro da mama em contexto clínico (“point-of-care”) e que foi construído com base na preparação de um novo material biomimético, seguida da sua incorporação em membranas de PVC plastificadas e subsequente deteção elétrica.

O biomarcador de interesse clínico selecionado para este estudo foi “Breast Cancer Antigen” (CA15-3). Mestranda na Universidade de Aveiro, Alexandra Santos desenvolveu toda a sua investigação no ISEP, orientada por Goreti Sales, docente do ISEP e coordenadora do Biomark.