Estudar

VIAGEM INTERNACIONAL DE ESTUDO DO DEM 2015
19-05-2015

O Departamento de Engenharia Mecânica promoveu uma visita de estudo aos EUA, entre 30 de abril – 10 de maio. Estudantes de engenharia mecânica e engenharia mecânica automóvel puderam contactar com a realidade de organizações como a NASA, Boeing, US Mint e Harley-Davidson.

Esta iniciativa pretendia promover o contacto direto com processos de fabrico evoluídos e de grandes dimensões. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar tecnologias de ponta, modelos de produção e outras culturas industriais.

«O programa foi cumprido na íntegra. Os alunos tiveram contacto direto com sistemas evoluídos de produção e gestão da mesma. A visita ao Kennedy Space Centre permitiu o contacto direto com naves que já foram à Lua e com tecnologia extremamente evoluída. A fábrica da Boeing é a maior em termos mundiais no que concerne a área coberta (96 hectares). A Harley-Davidson permitiu ver como são estampadas algumas peças (depósitos e guarda-lamas), assim como todo o processo de polimento, pintura e montagem das motas, com sistemas já robotizados e elevado controlo de qualidade. Na US Mint tiveram oportunidade de ver sistemas de cunhagem extremamente rápidos e eficientes, percebendo as diversas etapas percorridas por uma moeda, desde a tira de chapa até à moeda brilhante final», refere Francisco Silva, diretor do mestrado em Engenharia Mecânica.

Empresas visitadas
Boeing (Everett, Washington), US Mint (Filadélfia, Pensilvânia), Harley-Davidson (York, Pensilvânia) e NASA – Kennedy Space Centre (Cabo Canaveral, Florida).

Visitas culturais
Grand Canyon em Helicóptero (Arizona), Simeone Foundation Museum (Filadélfia, Pensilvânia), Universal Studios (Orlando, Florida)

Licenciatura em Engenharia Mecânica
Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel
Mestrado em Engenharia Mecânica