Estudar

ISEP APRESENTA SOLUÇÕES DE BAIXO CUSTO PARA ANÁLISE DA QUALIDADE DE ENERGIA
30-04-2015

O Instituto Superior de Engenharia do Porto apresenta uma alternativa à metodologia de análise tradicional da qualidade da energia elétrica baseada em analisadores amovíveis.
A nova solução, desenvolvida por Sara Freitas em contexto de estágio do mestrado em Energias Sustentáveis, realizado na Evoleo Technologies, permite monitorização contínua da qualidade da rede elétrica, a custos inferiores aos normalmente associados a este tipo de operações.
A monitorização dos parâmetros associados à qualidade da energia elétrica é tradicionalmente realizada através da instalação temporária dos esquipamentos na rede elétrica, o que resulta numa observação de distúrbios a posteriori da sua ocorrência. Esta metodologia não permite detetar o evento elétrico original mas, tão-somente, outros que se espera que sejam semelhantes ao ocorrido. O novo produto apresentado consiste num analisador de energia de baixo custo que, sendo integrado na instalação, permite a monitorização contínua da rede elétrica, reduzindo o custo desta monitorização.
 “Vários estudos revelam que os custos diretos relacionados com a perda de qualidade da energia elétrica podem ascender a cerca de 1,5 % do PIB nacional, por isso tornou-se muito importante encontrar esta solução”, refere Nídia Caetano, diretora do Mestrado em Energias Sustentáveis do ISEP.