Estudar

TEEM 2015: MERCADO DE PROJETOS/ESTÁGIOS CURRICULARES
15-04-2015

Em outubro de 2015 realizar-se-á no ISEP a conferência TEEM 2015 onde, entre outros temas, se irá abordar a ligação entre o contexto académico e o contexto empresarial e a forma como os alunos vivenciam esta transição.

O Instituto Superior de Engenharia do Porto apoia-se em tecnologias digitais para gerar oportunidades de formação e empregabilidade para os seus estudantes. Atualmente, o ISEP lidera o projeto europeu PRAXIS, mas a experiência com mercados virtuais de projeto/estágio iniciou-se em 2004, quando foi criado o Mercado de Projetos/Estágios Curriculares na Licenciatura em Engenharia Informática.

A capacidade da engenharia para apoiar o crescimento através da inovação tecnológica e do desenvolvimento de novos produtos e serviços traduz-se numa elevada procura e empregabilidade de diplomados, mas as oportunidades para o mercado de trabalho podem surgir também durante os estudos num curso superior.

Ao lecionar uma unidade curricular de projeto/estágio suportada por uma plataforma web de gestão de propostas de trabalho, o ISEP permite que os finalistas da licenciatura em Engenharia Informática testem competências e capacidades em ambiente laboral e cria oportunidades para as empresas e outras organizações externas conhecerem potenciais quadros e desenvolverem projetos de inovação tecnológica.

Ao longo dos últimos dez anos, «os objetivos visados são anualmente ultrapassados e há cada vez mais organizações a aderir à plataforma de gestão de propostas de projeto/estágio» refere António Costa, docente do ISEP e responsável da unidade curricular de Projeto/Estágio da licenciatura em Engenharia Informática.

Esta ferramenta digital gere anualmente propostas de projeto/estágio para mais de 200 finalistas e deverá estender-se às restantes licenciaturas e mestrados do ISEP.

«As mais-valias são inúmeras e com impactos positivos. Destaca-se a colocação imediata dos finalistas no mercado de trabalho e o reforço da cooperação académica-empresarial, em alguns casos já em contexto europeu», reforça António Costa.

Na opinião do docente do ISEP, «a abertura ao exterior e a simplicidade dos processos de submissão, negociação e gestão das propostas de projeto/estágio, com pouca burocracia, em conjunto com a capacidade de inserção dos alunos estagiários, explica o êxito desta abordagem».

Ao reforçar a comunicação com as empresas, esta iniciativa tem também permitido explorar sinergias.

«Muitas empresas ou organizações externas submetem anualmente propostas de projeto/estágio, do que resulta a criação de ligações fortes com o Instituto Superior de Engenharia do Porto. Muitas recorrem amiúde ao ISEP para recrutar diplomados, quer através de contactos diretos ou através das redes sociais em que estamos presentes, com destaque para o LinkedIn», refere António Costa.

Em 2014-2015 foram recebidas mais de 440 propostas de projeto/estágio através do mercado virtual. Apoiando-se e generalizando esta experiência, o ISEP lidera atualmente a rede europeia de oferta de projetos/estágios PRAXIS.

+INFO: Mercado de Projetos/Estágios Curriculares | PRAXIS | TEEM 2015