Outro

PRÉMIO INCLUSÃO E LITERACIA DIGITAL DISTINGUEM O ISEP
25-02-2015

Projeto do Instituto Superior de Engenharia do Porto recebe Prémio Inclusão e Literacia Digital da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A tecnologia desenvolvida no ISEP chama-se Virtual Sign e utiliza novas tecnologias de informação e comunicação para promover uma inclusão inteligente de pessoas surdas e com deficiências auditivas.

O Prémio Inclusão e Literacia Digital distingue projetos altamente meritórios na área de inclusão e literacia digitais, pretendendo, deste modo, estimular a partilha de boas práticas e contribuir para o desenvolvimento e implementação de ideias inovadoras.

Entre as cerca de 60 candidaturas que a Fundação para a Ciência e Tecnologia recebeu, elegeu o Virtual Sign como modelo de inclusão inteligente.

Esta tecnologia desenvolvida no grupo de investigação Games Interaction & Learning Technologies (GILT) sob coordenação de Paula Escudeiro, consiste num tradutor bidirecional de língua gestual, que facilita o acesso a conteúdos digitais e em particular os conteúdos educativos.

O Virtual Sign recorre a uma luva com sensores e à tecnologia Kinect, mas incorpora também um jogo didático para ensinar língua gestual, estando presentemente em fase de conclusão.

Coordenado pelo ISEP, o Virtual Sign foi apoiado pela FCT e integrou investigadores do GILT, Universidade do Porto, Universidade Aberta e uma especialista em linguagem gestual. Estima-se que a comunidade de surdos e deficientes auditivos represente hoje perto de 150.000 pessoas em Portugal.

Futuramente, o ISEP pretende estender o tradutor a outras línguas.