Outro

BALANÇO MEIT 2010
09-11-2010

Participaram na Mechanical Engineering International Tour (MEIT) 2010 trinta estudantes, seis docentes e dois convidados do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM). A 3ª Visita Internacional de Estudo foi organizada no norte de Itália e compreendeu deslocações a empresas de renome como a Fiat, Ducati, Maserati, Lamborghini e Ferrari.

A viagem contemplou visitas à Fiat Powertrain Technologies (Torino), onde foi possível observar o fabrico e montagem de motores para veículos pesados (camiões e tractores); Arvedi Aicciaieria (Cremona) para observação do processo produtivo de chapa de aço, passando pela fusão, vazamento contínuo, laminagem a quente e laminagem a frio; Dormer Tools (Rovereto), onde foi possível observar o fabrico de ferramentas de corte por arranque de apara, como brocas e fresas cilíndricas, efectuadas integralmente em metal duro e posteriormente revestidas; fábrica da Maserati, onde são montados os veículos desta marca de prestígio; museus da Lamborghini e da Ferrari, elucidativos do caminho percorridos por estas marcas ao longo do tempo; fábrica e museu da Ducati (Bologna), que permitiu observar o processo de fabrico de algumas peças mais complexas e a montagem e teste das motos; e, por fim, a fábrica de automóveis exclusivos da Pagani, providos de uma estrutura efectuada quase integralmente em materiais compósitos, cujo fabrico e montagem foi possível observar de forma muito próxima.

Em termos técnicos, foi possível tomar contacto com muitos processos de fabrico inexistentes ou inacessíveis em Portugal, o que permitiu um enriquecimento técnico significativo de todos os participantes.

A MEIT 2010 permitiu ainda um momento único de confraternização entre estudantes e docentes, sendo de salientar o elevado sentido de responsabilidade dos alunos. Para a organização, a visita comprovou ser um sucesso.

+INFO: Francisco Silva | DEM