Outro

NOVA PRESIDÊNCIA DO IPP INICIA FUNÇÕES
22-03-2010

A nova presidente do Politécnico do Porto, Rosário Gambôa, tomou posse no passado dia 19 de Março, no Centro de Congressos do ISEP. Foi com um Auditório Magno completamente cheio que a comunidade académica do Politécnico, parceiros institucionais e convidados brindaram a nova equipa que preside ao maior Politécnico do País. Num evento marcado por momentos de elevada emotividade, o Politécnico vira mais uma página da sua história e renova-se com uma “primavera de esperança”.

Durante os próximos quatro anos, a nova Presidência pretende afirmação a instituição enquanto parceiro de excelência da região. Combinando diversas vertentes, que se complementam e reforçam, o plano traçado pretende contribuir para a afirmação do IPP como “parceiro estratégico essencial para o desenvolvimento do país, da região”, “um Instituto como motor de desenvolvimento que qualifica o ensino, reforça a investigação, ao serviço das pessoas e assente num sistema de governação partilhado e moderno”.

Entre os vários objectivos, a nova equipa espera reforçar o compromisso do Politécnico na criação e transferência de conhecimento. Este investimento na investigação faz-se com as empresas. A vontade de reforçar o prestígio e a visibilidade do IPP passa igualmente pela internacionalização. Uma aposta que visa aumentar a mundividência de estudantes e colaboradores e favorecer um Grande Porto mais cosmopolita. Outro vector reside na aposta cultural, já que é com a cultura que se formam cidadãos pensantes, dotados de espírito crítico e participativos na sociedade. Em termos de ensino, Rosário Gambôa espera aproveitar o seu mandato para aprofundar Bolonha, aplicando as reformas necessárias a uma verdadeira implementação do espírito necessário a um Espaço Europeu de Ensino Superior inclusivo, moderno e competitivo.

Internamente, a nova presidente pretende “promover o diálogo e a coesão entre as sete escolas de Ensino Superior” que compõe o universo do Politécnico do Porto. Um investimento que permitirá aumentar o diálogo e identificar oportunidades de cooperação.

A nova equipa da Presidência do IPP conta com Carlos Ramos (ISEP) no pelouro da Investigação, Internacionalização e Transferência do Conhecimento; Delminda Lopes (ISEP) no Ensino e Actividades Académicas; Cristina Pinto da Silva (ISCAP) assume a Avaliação e Qualidade; e Fernando Magalhães (ISCAP), que se ocupa das pastas da Economia, Finanças e Recursos Humanos.

+INFO: Politécnico do Porto