Outro

GEOLOGIA NO VERÃO 2009
16-07-2009

No âmbito do programa Ciência Viva no Verão, o ISEP está a promover diversas actividades de ocupação de tempos livres.

23 de Julho
“O Georrecurso Granítico da Pedreira de Monte Córdova: um Exemplo de Desmonte com Explosivos.” A acção apresenta a metodologia de desmonte com explosivos de um maciço rochoso, tendo em conta as suas condicionantes geomorfológicas e geológico estruturais e geotécnicas. Aborda-se o processamento e tratamento do material-rocha para fins de construção civil. Realiza-se também uma visita às oficinas de tratamento e ao laboratório geotécnico.

25 de Julho
“Percursos pela Água Subterrânea da Cidade do Porto: Hidrogeologia e Geotecnia Urbana.” Esta acção destina-se a dar a conhecer os percursos da água subterrânea, com paragens em locais pré-seleccionados, evidenciando os aspectos hidrogeológicos e geotécnicos do subsolo granítico do Porto.

1 de Agosto
“Obras de Protecção Costeira entre Paramos e Espinho: uma Perspectiva Geotécnica da Matéria-prima à Obra.” A acção destina-se apresentar, numa perspectiva da geoengenharia, o procedimento utilizado na monitorização de algumas estruturas de protecção costeira na região de Espinho. Além disso, far-se-á uma visita técnica à pedreira da Malaposta (Lourosa) que fornece parte da matéria-prima rochosa que constitui as estruturas referidas.

5 de Setembro
“As antigas minas de água do Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga): um percurso pela geoconservação e geodiversidade” Na Cerca do Mosteiro de Tibães e área envolvente existem uma série de minas de água subterrânea e de antigas minas de volfrâmio. Será realizado passeio geológico à superfície e um percurso subterrâneo singular, donde se discutirão aspectos de geoconservação, hidrogeologia, geotecnia mineira, hidrogeomecânica e património geológico-mineiro. Está prevista uma visita guiada ao Mosteiro de Tibães.

12 de Setembro
“Percursos pelo Ensino Experimental do Instituto Superior de Engenharia do Porto: As Colecções de Geologia, Arte de Minas e Metalurgia.” O Museu do ISEP, situado no coração do seu campus, guarda um singular espólio com cerca de 10 mil peças, entre instrumentos, livros e documentos que retratam mais de 150 anos de história de ensino experimental. É proposto um percurso singular pelo ensino experimental das colecções, entre outras, da geologia, da arte de minas e metalurgia.

INSCRIÇÕES
Geologia no Verão 2009

+INFO: Hélder Chaminé