Investigação

PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE MATEMÁTICA
04-12-2014

Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão do Instituto Superior de Engenharia do Porto – GECAD - desenvolveu uma plataforma de aprendizagem que procura apoiar os alunos do segundo e terceiro ciclo básico a melhorarem o seu desempenho na disciplina de matemática.

Esta nova plataforma de aprendizagem destaca-se pelo seu comportamento adaptativo que responde ao desempenho dos alunos, permitindo a adequação do grau de complexidade dos exercícios apresentados ao nível de conhecimento revelado por cada aluno. Não obstante o plano de aprendizagem ser definido pelo professor, este, através da plataforma, torna-se personalizado dado que esta ajusta os trajetos de aprendizagem aos diferentes níveis de conhecimento revelados e permite o acesso contextualizado a tutoriais sempre que o aluno falhe algum objetivo.

Como principal resultado deste projeto liderado por Luiz Faria, investigador do GECAD e docente no ISEP, salienta-se a definição e validação de uma nova estratégia de adaptação e arquitetura para a implementação de um Sistema de Hipermédia Adaptativa (SHA) educacional para melhorar a aprendizagem da matemática nas escolas de ensino básico, ao nível do segundo ciclo em Portugal.

A versão atual da plataforma contempla o domínio da proporcionalidade direta, havendo ainda espaço para acolher sugestões para o desenvolvimento de módulos relativos a outros domínios da matemática.

O GECAD, Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão, é uma unidade de I&D do Instituto Superior de Engenharia do Porto que se dedica à promoção e desenvolvimento de investigação científica no domínio da Inteligência Artificial, Sistemas baseados em Conhecimento e Sistemas de Apoio à Decisão.