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MATEMÁTICA NAS BOAS-VINDAS AOS FUTUROS ENGENHEIROS
17-09-2014

Transformar a aprendizagem da matemática numa experiência aliciante e inovadora é o desafio lançado pelo projeto "Matemática, por onde andas?". É assim que o Instituto Superior de Engenharia do Porto se propõe a contribuir para a motivação e o sucesso escolar junto dos novos alunos, mostrando a utilidade do estudo da matemática num curso de engenharia. É com a união do conhecimento científico e da lógica de raciocínio que estes novos alunos se transformarão em engenheiros. Os alunos recém-chegados terão a oportunidade de relembrar alguns conceitos matemáticos e, com a ajuda da tecnologia, aplicá-los em projetos de engenharia em áreas como a robótica e a eletrónica.

"Matemática, por onde andas?" quer fomentar junto dos alunos do primeiro ano uma atitude positiva relativamente à disciplina e mostrar que é uma matéria transversal a todas as unidades curriculares dos cursos e necessária ao avanço tecnológico. A iniciativa pretende ainda reforçar a interação entre a escola e a aplicação real da matemática no dia-a-dia, contribuindo para o sucesso escolar dos jovens e, futuramente, para o êxito nas suas carreiras profissionais e vidas pessoais.

Os estudantes vão trabalhar em equipa, fomentando o espírito de entreajuda e troca de ideias, essenciais para a resolução dos problemas que vão ser propostos ao longo das sessões. Os conhecimentos matemáticos adquiridos serão fundamentais e podem ser aplicados nos cursos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energia. Apesar de se dirigir aos alunos do primeiro ano destes cursos, o projeto está aberto a todos os interessados em participar.

"Matemática, por onde andas?" está incluída no projeto "Matemática Fora de Portas", criado em 2012, que tem como principal objetivo aproximar a matemática ensinada numa sala de aula e a matemática aplicada à vida real. Fruto da parceria do ISEP com a Câmara do Municipal do Porto, este projeto foi distinguido pelo Ensino de Futuro 2013, no âmbito dos "Prémios de Reconhecimento à Educação", na categoria "Inovação Pedagógica".