Outro

GESTÃO DE CONSULTÓRIOS DE DENTISTAS
05-06-2014

Finalistas de engenharia informática desenvolvem plataforma de gestão clínica dentária. O projeto de Ricardo Ribeiro, Carlos Matos e Luís Borges foi desenvolvido no Instituto Superior de Engenharia do Porto e avaliado com 19 valores.

Na área dos cuidados de saúde, a prestação de serviços informáticos é bastante competitiva e concorrencial, sendo a força da tradição dos atores e a sua implantação no mercado um fator decisivo. Nesta área, e mais especificamente no âmbito da gestão de consultórios médicos de pequena-média dimensão, as atuais soluções informáticas apresentam um nível de complexidade e um custo de aquisição/manutenção bastante elevado.

Foi com base nesta premissa que os três estudantes-trabalhadores do ISEP decidirem propor o desenvolvimento de uma aplicação de intuitiva e de baixo custo capaz de disponibilizar e gerir informação clínica em qualquer lugar e dispositivo móvel. O projeto recorreu a tecnologias HTML5, JavaScript, CSS, PHP, CodeIgniter e Google Web Speech API, tendo suportado um estudo capaz de potenciar o aparecimento de um novo ator no mercado e consequente elaboração de um plano de negócios.

«Os objetivos propostos foram alcançados com sucesso. A aplicação foi desenvolvida e concebida para um modelo de comercialização assente na filosofia “Software as a Service” (SaaS), que tem sido pouco explorado pelas empresas nacionais, mas cuja grande recetividade no mercado português e internacional permite perspetivar uma enorme crescimento», indica Paulo Maio, docente do ISEP e um dos orientadores do projeto.

O professor da licenciatura em Engenharia Informática destaca a capacidade dos três finalistas, que desenvolveram o projeto em regime pós-laboral.

«Foi um projeto bastante ambicioso que permitiu aos alunos explorarem uma ideia de negócio que lhes abre excelentes perspetivas de futuro e, simultaneamente, demonstrarem muitos dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso».

Após a apresentação dos resultados, surgiu a possibilidade de uma parceria com a empresa WiseVersion para continuar o desenvolvimento do produto.

O trabalho de Ricardo Ribeiro, Carlos Matos e Luís Borges foi orientado por Paulo Maio (ISEP) e Ricardo Capelas (perito na área da saúde e medicina dentária).

Licenciatura em Engenharia Informática

+INFO: DEI