Outro

AUTOMATIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INSPEÇÃO NA BOSCH
26-05-2014

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores desenvolve interface para melhorar a integração de sistemas de visão artificial da Bosch Car Multimédia Portugal. O estudo de Marco Silva é mais um exemplo das potencialidades da engenharia ISEP.

A capacidade para identificar e resolver problemas reais de competitividade e inovação industrial é uma dos objetivos que o ISEP pretende que os seus estudantes desenvolvam. Para tal, o Instituto Superior de Engenharia do Porto tem previligiado o desenvolvimento de projetos em ambientes laboriais. Um exemplo é a dissertação de Marco Silva, no âmbito do mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – especialização em Automação e Sistemas.

O projeto desenvolvido pelo mestrando ISEP junto da Bosch Car Multimédia Portugal permitiu desenvolver uma nova interface para facilitar a integração dos sistemas de visão artificial Cognex. Apesar destes sistemas já estarem a ser utilizados pela empresa em diversos postos de montagem, a falta de uma ferramenta normalizada dificultava a integração dos sistemas com as máquinas.

«É neste contexto que surge a ideia de desenvolver uma interface – a CognexComm – que permita interligar e utilizar estes sistemas de uma forma fácil e intuitiva, o que se traduz em ganhos para as tarefas de manutenção e recolha de indicadores de qualidade», indica Manuel Silva, docente do ISEP que orientou o mestrado.

A interface desenvolvida por Marco Silva recorreu à programação de uma Dynamic Link Library (DLL), através da linguagem VisualBasic.NET. Esta DLL permite às aplicações das máquinas da Bosch comunicarem de uma forma universal e transparente com os sistemas de inspeção visual da marca Cognex.

«A versão final encontra-se atualmente em funcionamento num posto de montagem da Bosch Car Multimédia Portugal e irá ser expandida aos restantes sistemas progressivamente, devido ao seu desempenho em termos de funcionalidade, fiabilidade e facilidade de instalação», refere a responsável pela Manutenção da Bosch, Maria Conceição Castro.

«Os resultados comprovaram a utilidade da interface CognexComm, facilitando o trabalho a quem instala e comissiona os equipamentos, aos técnicos de manutenção, bem como aos engenheiros de processo e de produção», acrescenta Manuel Silva.

O projeto de Marco Silva foi avaliado com 17 valores, tendo o mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores sido convidado a continuar na Bosch Car Multimédia Portugal, onde desenvolve aplicações de controlo dos equipamentos de produção.

+INFO: DEE