Outro

MUSEU DO ISEP MAIS INCLUSIVO
13-06-2013

O Museu do ISEP disponibilizou na sua página um vídeo LGP de apresentação do projeto que está a desenvolver durante este ano com a Escola EB2/3 de Paranhos (Agrupamento Vertical de Escolas Eugénio de Andrade), para facilitar e melhorar as visitas de públicos com necessidades especiais, nomeadamente pessoas surdas.

No âmbito dos objetivos do Museu do ISEP de promover relações de reciprocidade com o tecido sociocultural envolvente, funcionando como instituição âncora do desenvolvimento de projetos inovadores com a comunidade local e de atrair um público alargado e implantar medidas que atendam às suas necessidades o que o façam sentir implicado e protagonista nas atividades do museu surgiu este projeto a concretizar entre outubro - dezembro de 2013.

«Tendo como ponto de partida a acessibilidade da informação e do acervo em exibição no museu, trabalhando para um público heterógeno, pensamos que as pessoas com necessidades especiais teriam que ser obrigatoriamente incluídas, garantindo a fruição e oferecer-lhes a possibilidade de terem as mesmas oportunidades que os visitantes comuns», refere Patrícia Costa, diretora do Museu.

«Estamos convictos que a inclusão associada ao respeito pela diversidade muito irá enriquecer o nosso museu. Uma abordagem multissensorial do museu evita a exclusão. Usando informação escrita e oral com diversos níveis de complexidade e empregando meios de comunicação visuais, orais, tácteis e interativos, o museu cumprirá melhor os seus objetivos, comunicando mais eficazmente com os visitantes. Esta abordagem não implica a banalização nem a perda de qualidade da informação. Pelo contrário, permite refletir sobre os objetivos estabelecidos, avaliar a eficácia do trabalho realizado, atingir um público mais vasto, enriquecer as exposições e descobrir mais-valias do acervo», acrescenta a diretora do Museu.

Pretende-se com este projeto assegurar regular e permanentemente atividades que promovam a participação de todos os diferentes públicos atendendo às suas necessidades especiais, sem exceção.

De acordo com o Museu, «em breve serão disponibilizados outros recursos, que irão permitir a realização de uma visita mais autónoma da comunidade surda ao espaço museológico».

+INFO: Museu do ISEP