Outro

GECAD PARTICIPA NA EWEA 2013
14-02-2013

Investigadores do Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD) estiveram presentes na EWEA 2013 – Europe´s Premier Wind Energy, que decorreu em Viena, Áustria. A participação do GECAD na conferência que reúne multinacionais, políticos e investigadores para discutir o futuro da energia eólica e os seus mercados em crescimento, enquadra-se no âmbito do projeto de I&D IMaDER – Gestão Inteligente de Recursos Energéticos Distribuídos a Curto Prazo em Ambiente Competitivo.

SOBRE O IMaDER

«A produção distribuída, baseada sobretudo em fontes de energia renováveis, tem vindo a aumentar, criando novos desafios para os sistemas de energia, levando ao aparecimento das smart grid.

Por vezes, o investimento feito na produção distribuída baseada em fontes de energia renováveis não é aproveitado na sua plenitude, pois existe excesso de produção quando a procura é baixa, causando um desperdício dos recursos. O IMaDER contribui para ultrapassar esta situação, desenvolvendo e implementando metodologias adequadas para a gestão de recursos energéticos no contexto das smart grid.

Assim, propõe-se um escalonamento bifásico de recursos energéticos a curto prazo, com os contratos já estabelecidos, as transações e as oportunidades de mercado. Este método considera, em cada etapa, todos os recursos disponíveis (produção distribuída, gestão de procura, armazenamento e veículos elétricos) respeitando os seus limites técnicos e contratos. O preço de mercado e o contexto são tidos em consideração ao serem consideradas as transações negociadas e as oportunidades existentes.

O IMaDER propõe uma abordagem de otimização heurística, parcialmente baseada em métodos de otimização refinados pela equipa do projeto para melhorar o seu desempenho.

O IMaDER resultará numa aplicação inteligente para gestão de recursos energéticos a curto prazo, considerando toda a informação e restrições relevantes, incluindo os limites técnicos inerentes aos equipamentos e à rede. Esta aplicação implementará a abordagem bifásica, sendo capaz de suportar a gestão de recursos energéticos num contexto real».

Este projeto de investigação é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, tem a duração prevista de três anos (entre maio de 2012 - abril de 2015) e envolve investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

+INFO: GECAD