Outro

INVESTIGADOR CISTER RECEBE PRÉMIO ACM SIGAda
02-01-2013

O investigador do Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real, Miguel Pinho, foi distinguido com o Outstanding Ada Community Contribution Award, durante a conferência ACM SIGAda High Integrity Language Technology, que decorreu recentemente em Boston, EUA. Este prémio reconhece pessoas e organizações que contribuíram de forma notável para o sucesso da comunidade Ada e das suas aplicações.

A linguagem de programação Ada foi criada nos anos de 1980 para ajudar a gerir a crescente complexidade da construção de sistemas embarcados de tempo-real, distinguindo-se na área de sistemas de alta integridade e segurança crítica. Tendo evoluído para um padrão ISO, foi a primeira linguagem padronizada a incluir suporte orientado a objetos (2005) e a primeira a introduzir um suporte multiprocessador na semântica da linguagem (Ada 2012).

Miguel Pinho possui uma vasta experiência em Ada, tendo contribuído para avanços ao nível da concurrency e dos mecanismos tempo-real. Recentemente, o investigador do ISEP começou também a abordar os mecanismos de apoio para programação paralela em sistemas de tempo-real em plataformas embarcadas com multiprocessadores. Miguel Pinho tem também desenvolvido uma intensa atividade junto do fórum IRTAW – o principal grupo em recursos da linguagem de tempo-real – e, ocasionalmente, participa ainda no HRG, que lida com o apoio de alta integridade.

+INFO: CISTER