Outro

INOVAÇÃO ISEP NO 2º FÓRUM MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL
01-08-2012

O ISEP apresentou diversos projetos inovadores no 2º Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que decorreu em Florianópolis (Brasil), no mês passado. A experiência do Instituto em colocar novas tecnologias ao serviço da educação e formação foi alvo de destaque.

Subordinado ao tema “Democratização, Emancipação e Sustentabilidade”, o 2º FMEPT foi presidido pelo ministro brasileiro da Educação, Aloísio Mercadante, e contou com mais de 24 mil participantes. Enquadrado com o Fórum Social Mundial, este evento promotor do direito universal à educação divulga projectos inovadores e inclusivos ao nível da educação e formação.

O ISEP fez representar em Florianópolis pelo docente do Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE), Gustavo Alves. Convidado a presidir à sessão “Movimento do Software Livre”, do Observatório Mundial, o docente moderou o debate que contou com as participações de Betina Von Staa, Carlos Henrique Medeiros e Richard Stallman, abordando tópicos como o software livre, as novas tecnologias direcionadas à educação e as redes sociais aplicadas à educação.

Gustavo Alves aproveitou também a deslocação para promover resultados do ISEP no TRAILER – projecto europeu que pretende apoiar o reconhecimento da aprendizagem informal –; PhysicsLabFARM – laboratórios remotos sustentadores de ambientes de aprendizagem mais flexíveis –; assim como a obra Using Remote Labs in Education: Two Little Ducks in Remote Experimentation; e as duas novas pós-graduações do Departamento de Engenharia Informática (DEI) em Tecnologias de Apoio à Educação e em Informática na Educação.

«O convite surge das boas relações existentes entre o IPP-ISEP e o IFSC e atesta a visibilidade internacional que temos alcançado na área dos laboratórios remotos», realçou Gustavo Alves, frisando o papel do Instituto Superior de Engenharia do Porto enquanto membro institucional do recém-criado Consórcio Mundial de Laboratórios Remotos (GOLC).

A participação do ISEP inseriu-se na missão do Politécnico do Porto, que contou ainda com as presenças do vice-presidente Carlos Ramos e da professora Paula Peres. O IPP destacou-se enquanto a instituição estrangeira com mais convidados especiais para desempenhar funções de relevo no âmbito do Fórum.







+INFO: Gustavo Alves | DEE | DEI | GOLC