Outro

MECHANICAL ENGINEERING INTERNATIONAL TOUR 2011
24-10-2011

A filosofia do ISEP de promover um ensino prático, orientado para o mundo real e assente nas melhores práticas internacionais espelha-se na Mechanical Engineering International Tour (MEIT). Entre 18-27 de Setembro de 2011, 18 estudantes e colaboradores do Departamento de Engenharia Mecânica (re)descobriram a Engenharia de ponta germânica.

A quarta edição da MEIT teve como país de destino a Alemanha. O grupo constituído por 12 estudantes, cinco docentes e um técnico superior teve a oportunidade de visitar sete empresas industriais, uma feira internacional de metalomecânica e três museus da especialidade.

A MEIT começou com visitas a duas fábricas da Airbus, localizadas em Hamburgo (montagem dos A319, A320 e A321) e Bremen (fabrico de asas para vários modelos de aviões - A319, A320, A321, A330 e A340). Seguiu-se a deslocação à EMO 11, em Hannover, para visita a 27 pavilhões de equipamentos, acessórios e software das marcas mais consagradas da metalomecânica.

A MEIT continuou com a visita a uma acearia, onde foi possível observar o fabrico da chapa de aço utilizada na indústria automóvel, desde a sucata até ao rolo pronto a entregar ao fabricante de automóveis.

Já em Salzgitter, para a visita à primeira de três fábricas da Volskswagen, foi possível contactar com os processos de fabrico de motores a gasolina e a diesel, incluindo o W12 utilizado pela Bugatti. Em Wolfsburgo, a equipa do ISEP viu a principal fábrica da Volskswagen, onde são fabricados 3700 veículos por dia (Golf, Tiguan e Touran). Por último, em Dresden – na fábrica transparente –, foi possível observar o fabrico do veículo topo de gama da Volskswagen: o Phaeton.

As visitas industriais foram encerradas com a deslocação à AMG, em Affalterbach, onde são fabricados os motores de 5.500 e 6.300cm3 utilizados em diversos veículos da Mercedes e da Pagani. Seguiram-se as visitas aos museus da Ciência e Tecnologia de Berlim, da Porsche e da Mercedes, em Estugarda.

«Esta foi mais uma excelente oportunidade para observar in loco métodos de gestão e processos de fabrico altamente evoluídos, de uma das economias mais prósperas da Europa», salienta a organização. «A visita foi um enorme sucesso, já que foram atingidos todos os objetivos propostos e espera-se que sirva para transportar algo do que se observou para o nosso tecido industrial, contribuindo desse modo para aumentar a competitividade do setor».

FOTOS MEIT 2011

+INFO: Francisco Silva | DEM | MEIT 2011