Outro

BOAS PRÁTICAS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA ISEP DESTACADAS PELA MICROSOFT
17-03-2011

A Microsoft destacou o ISEP no seu guia de parceiros do sector público. O Microsoft Public Sector Partner Guide - 2011/2012, faz referência ao caso de sucesso do ISEP em termos de contratação pública electrónica através da plataforma vortalGOV.

A Microsoft apresenta o ISEP como uma instituição de ensino superior com um portfólio formativo diversificado e um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável. Em termos de números, aos 22 cursos de licenciatura e mestrado, juntam-se os 6.500 estudantes e aproximadamente 600 colaboradores.

Relativamente à contratação pública electrónica, o Instituto, tal como aponta a multinacional norte-americana, investiu na plataforma vortalGOV para cumprir com obrigações legais, mas também para garantir a total transparência e maior eficiência dos procedimentos concursais.

Foi em linha com esta filosofia que o ISEP começou a trabalhar com a plataforma vortalGOV. Assente numa arquitectura orientada para a produtividade, desempenho e adaptabilidade, esta plataforma reúne tecnologias de ponta que possibilitam serviços como o Microsoft SQL Server e BizTalk, além de garantir o completo cumprimento com modelos europeus de contratação publica electrónica.

Desde Outubro de 2008 que os procedimentos de contratação do ISEP possibilitam um intercâmbio de alertas e informação mais célere, cómodo e barato com os fornecedores. Também as melhorias registadas ao nível do alargamento da rede de contactos têm possibilitado melhorar resultados da instituição e dos seus parceiros. Outra vantagem dá-se ao nível do compromisso ambiental do ISEP, já que a digitalização destes procedimentos, permite poupanças significativas nos consumos de papel e expedição de correio.

A reorganização e simplificação verificadas na contratação pública combinam o recurso a tecnologias inovadoras – em linha com o espírito de uma Escola de Engenharia – com o interesse de promover a abertura, eficiência e transparência de uma instituição pública.

A poupança verificada com esta aposta estratégica situa-se na ordem dos 20%, representando mais de meio milhão de euros nos últimos três anos.

Microsoft Public Sector Partner Guide - 2011/2012

+INFO: Paula Cristina Silva