Outro

TRANSPARÊNCIA E COMPETITIVIDADE NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA
24-01-2011

Paula Cristina Silva, chefe de Divisão dos Serviços Económico-Financeiros, apresentou boas práticas de contratação pública do ISEP, numa sessão promovida pela Digitalflow em Janeiro. A comunicação “Caso de Estudo de Implementação de uma Plataforma de Contratação Electrónica” incidiu sobre o processo e resultados de implementação da plataforma vortalGOV.

O ISEP adoptou a plataforma vortalGOV com o objectivo de disciplinar e agilizar os seus procedimentos de contratação pública. Esta implementação tem garantido variados tipos de ganhos, desde logo na digitalização de serviços, reorganização e simplificação de procedimentos, rentabilização de recursos humanos e financeiros, assim como na aceleração de prazos. Para mais, ao integrar novos fornecedores que vieram alargar a rede de contactos existentes, possibilitou melhorar resultados em termos de qualidade/preço, fortalecendo ainda a imagem de uma instituição aberta e transparente.

João Rocha, presidente do ISEP, aponta que «a plataforma vortalGOV foi extremamente bem integrada, já que representa uma solução eficaz de contratação pública em linha com a aposta estratégica de desmaterialização e simplificação de serviços». Consubstancia Paula Cristina Silva, que este investimento tornou «os procedimentos mais transparentes e céleres», além de ter contribuído para uma redução da «burocracia associada».

Entre Outubro de 2008 e Outubro de 2010, o ISEP lançou na vortalGOV, 213 procedimentos e efectuou 182 adjudicações, num montante global superior aos três milhões de euros. Estes procedimentos permitiram obter uma poupança próxima dos 18%, incluindo as poupanças administrativas e de impressão/expedição.

O caso do ISEP foi assim descrito por responsáveis da vortalGOV, como um exemplo fora de série a nível europeu no aproveitamento de plataformas electrónicas de contratação pública.

O Instituto Superior de Engenharia do Porto continua a exportar modelos de boas práticas, em linha com a missão de uma instituição pública de ensino superior.

+INFO: Paula Cristina Silva