Outro

ISEP AJUDA ASCENDI A REDUZIR CONSUMOS EM 60%
27-12-2010

O Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE) está a colaborar com a concessionária de auto-estradas Ascendi, num projecto que visa optimizar os consumos energéticos na iluminação das vias. Além de pretender reduzir os consumos energéticos em cerca de 60%, esta parceria também desenvolverá soluções ao nível da melhoria da visibilidade nos nós de acesso às vias rápidas. A A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso, será a primeira via a testar esta nova solução, que alia resultados de eficiência energética à máxima segurança rodoviária.

O estudo técnico elaborado pelo ISEP aponta à utilização de tecnologia LED na iluminação dos eixos viários. Entre as mudanças, a nova solução optará por iluminação viária de cor branca, que contribuirá para melhorar a identificação dos obstáculos, e permitirá substituir luminárias tradicionais de 400 e 250 watts por luminárias LED de 180 e 120 watts com maior longevidade e menor necessidade de manutenção.

De acordo com Sérgio Ramos, docente do curso de Engenharia Electrotécnica – Sistemas Eléctricos de Energia, a tecnologia LED é usada há muito tempo e com sucesso nos mais diversos equipamentos electrónicos, tendo sido recentemente potenciada para a sinalização viária e iluminação pública.

O projecto desenvolvido entre o ISEP e a Ascendi é mais um exemplo das oportunidades de cooperação entre as empresas e instituições de ensino superior para a implementação de soluções técnicas de vanguarda. O estudo foi coordenado por Beleza Carvalho, director do DEE e conduzido pelos peritos do Departamento, Roque Brandão e Sérgio Ramos.

+INFO: Sérgio Ramos | DEE