Outro

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CDIO
29-06-2010

O ISEP participou na Conferência Internacional CDIO, que se realizou, em Junho, na canadiana École Polytechnique de Montréal. Esta sexta edição das conferências teve como tema “Making Change Last: Sustaining and Globalizing Engineering Educational Reform”, incidindo o programa em boas práticas de reforma curricular dos programas de Engenharia a nível global.

A iniciativa CDIO (Conceive – Design – Implement - Operate) consiste numa inovadora abordagem ao ensino/aprendizagem da Engenharia, em que participam escolas de referência mundial, como o MIT (Massachusetts Institute of Technology), visando reformar programas de Engenharia, no sentido de formar a próxima geração de engenheiros - profissionais preparados para os desafios do século XXI. O CDIO advoga um ensino centrado nos fundamentos da Ciência e Engenharia, que possibilite aos estudantes desenvolver uma perspectiva prática de concepção, projecto, execução e operação de sistemas e produtos em ambientes complexos. Adoptado por cada vez mais instituições de ensino superior em diferentes partes do globo, o consórcio CDIO está especialmente atento à perspectiva de mercado, recebendo continuamente os contributos de indústrias, empresas, associações patronais e da sociedade em geral.

A Conferência reuniu 55 instituições de ensino superior de seis continentes, sendo a delegação portuguesa composta pelo ISEP, que representou igualmente o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, e pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Os trabalhos iniciaram-se no dia 15 de Junho (sobretudo workshops), sendo os dias 16 e 17 dedicados à apresentação de artigos e posters seleccionados por revisão de pares. Entre as comunicações de convidados especiais destaque para as presenças de Éric Mazur (Harvard University) e Maura Borrego (Virginia Polytechnic Institute), além da realização de uma sessão especial sobre certificação de programas CDIO. No dia 17 foram proferidas duas palestras sobre o papel actual da Engenharia por Jean-Paul Lemarquis (Bombardier Aerospace) e Dave Wisler (General Electric e consultor CDIO). Para o último dia do evento estiveram reservados encontros entre os vários membros do consórcio e reuniões dos sub-grupos regionais, que confirmaram a adesão de novos membros como a Pontificia Universidad Javeriana (Bogotá, Colômbia), UNITEC (Tegucigalpa, Honduras), Vietnam National University (Ho Chi Minh, Vietname), Engineering College of Aarhus (Aarhus, Dinamarca).

Pelo ISEP foram apresentados os seguintes artigos:
_ Spinning New Engineering Students´ Minds – Betina Campos Neves e Pedro Barbosa Guedes
_ CDIO as a Foundation for Program Accreditation/Certification in Portugal – João Rocha, António Cardoso Costa e Ângelo Silva Martins
_ Three Years of CDIO/ACM based Informatics Engineering Undergraduate Program at ISEP – António Cardoso Costa e Ângelo Silva Martins
_ Mass Customization in Engineering Programs: A Framework for Program Management – Ângelo Silva Martins e António Cardoso Costa
_ A Weeklong Event of Millennium Development Goals – Delminda Lopes, Eduarda Pinto Ferreira, João Rocha e Alfredo Soares Ferreira

Eduarda Pinto Ferreira organizou ainda uma mesa redonda subordinada ao tema Active Learining in Large Introductory Classes in Mathematics.

De realçar a apresentação do artigo “CDIO as a Foundation for Program Accreditation/Certification in Portugal”, na sessão dedicada à acreditação, que permitiu uma interessante troca de informações entre as práticas e experiências em vários países da Europa, da América do Norte e da Austrália.

Para Novembro de 2010, está já agendada uma reunião do sub-grupo europeu CDIO a decorrer no ISEP, que incluirá pelo menos um dia dedicado a palestras por oradores convidados. Perspectiva-se as presenças de Éric Mazur (Harvard University) para abordar o tema Memorization or Understanding: Are We Teaching the Right Thing? e de Rob Niewoehner (USNA), que introduzirá o tema Engineering Reasoning.

+INFO: António Cardoso Costa | CDIO