Outro

CONHECIMENTO INCLUSIVO
07-05-2010

O portal da Comissão Europeia que promove a utilização das tecnologias da informação e comunicação na área da aprendizagem ao longo da vida – e-learning.info – publicou recentemente um artigo de Gustavo Alves, docente do Departamento de Engenharia Electrotécnica.

Este artigo descreve um trabalho realizado por Gustavo Alves juntamente os investigadores brasileiros Juarez Bento da Silva (Universidade do Sul de Santa Catarina) e João Bosco Alves (Universidade Federal de Santa Catarina), projecto enquadrada no protocolo IPP-UNISUL.

Intitulado “De ilícitas a educativas: uma via para converter máquinas de jogo ilegais”, este artigo descreve o projecto de conversão de máquinas de jogo em ferramentas educativas de base computadorizada para as escolas brasileiras do ensino básico e também para instituições governamentais e não-governamentais que lidam com comunidades pobres e socialmente excluídas, numa tentativa de reduzir riscos de pobreza (menos dinheiro gasto no jogo) e de promover a inclusão social (aumentando o acesso e a motivação para aprender).

Até agora o projecto conseguiu converter 200 máquinas de jogo e instalá-las em mais de 40 escolas do ensino básico, beneficiando assim directamente mais de 12000 crianças em idade escolar. A evolução do projecto acabou também por dar origem a uma experiência inovadora ao permitir às crianças em idade escolar e aos jovens com necessidades educativas especiais terem acesso a aplicações pedagógicas informatizadas.

A edição nº 19 da eLearning Papers é dedicada ao Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

ELEARNING PAPERS19

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