Outro

ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DO POLITÉCNICO DO PORTO
04-02-2010

Rosário Gambôa foi eleita a próxima presidente do Politécnico do Porto. A professora nascida em 1956, originária de Penafiel, ex-presidente da Escola Superior de Educação e ex-vice-presidente do IPP, foi a única candidata a recolher votos, com 33 em 34 possíveis. Este resultado foi assumido como "um voto de confiança e um pacto de governação, com o conselho geral, para os próximos anos".

Rosário Gambôa assume uma ruptura com o actual modelo de governação e acredita que o grande consenso verificado na votação indicia uma vontade de superação conducente a um período de maior harmonia no universo IPP.

Apostada numa maior afirmação do Politécnico do Porto, a presidente eleita espera cumprir um programa assente na projecção do IPP enquanto motor de desenvolvimento educativo, social, cultural e económico; na oferta de ensino qualificado assente nos estudantes e integrado no espaço europeu de ensino superior; na capacidade de prover resultados de I&D; na prestação de serviços à sociedade; e na promoção de uma cultura de mérito.

Para tal, as prioridades passam por aumentar a capacidade de influência do Politécnico do Porto na cidade, na região e a nível nacional; pela afirmação da instituição junto da tutela e do tecido empresarial; pela revitalização do portefólio formativo (dialogando com as empresas e adaptando os cursos às necessidades da economia); pela maior transferência de tecnologia; e pela aposta na internacionalização.

Rosário Gambôa toma posse após homologação dos resultados eleitorais em Diário da República.

VOTAÇÃO
Conceição Ruão Pinto - 0 votos
Rosário Gambôa - 33 votos
Manuel Alberto Maçães - 0 votos
José Vieira dos Santos - 0 votos
Luís Filipe Ribeiro - 0 votos
1 voto em branco

+INFO: Politécnico do Porto