Outro

CIETI ARRANCA PROJECTO FILMEQUE
06-01-2010

O Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI) arrancou o projecto FILMEQUE – Desenvolvimento de Filmes de Queratina a partir de Resíduos de Galináceos e de Bovino. Este projecto de investigação pretende criar filmes de queratina – material plástico para embalagens – a partir de pêlo bovino e penas de galináceos. Esta solução permitiria potenciar dois recursos considerados resíduos industriais, servindo o produto final de alternativa ao uso de plásticos de origem petroquímica, tecnologia empregue actualmente com avultados impactos ambientais.

Os plásticos de origem petroquímica são amplamente utilizados como materiais para embalagens, devido à sua disponibilidade, baixo custo e às suas características funcionais favoráveis. Contudo, são não-biodegradáveis, causando sérios problemas ambientais. Neste contexto, os polímeros naturais biodegradáveis são uma alternativa mais amiga do ambiente. Algumas proteínas já foram utilizadas na elaboração de filmes, particularmente a soja, o glúten, a gelatina, as proteínas do soro do queijo e a queratina de lã e das penas de galináceos. A queratina é uma proteína fibrosa que se encontra no cabelo, unhas, pelo, lã, com a função de impermeabilizar e proteger os organismos.

Com o presente projecto, o CIETI pretende:
_ Desenvolver o processo óptimo de depilação de forma a obter o pêlo intacto;
_ Valorizar as penas de galináceos (resíduo da indústria avícola) através da produção de filmes e/ou microcápsulas, optimizando metodologias existentes com vista à aplicação industrial nacional;
_ Desenvolver e optimizar a produção de filmes e/ou microcápsulas usando pêlo de bovino (resíduo da indústria de curtumes), a sua caracterização e aplicação industrial;
_ Desenvolver hidrolisado de queratina e a sua modificação química para aplicação em acabamento de couro.

Com um orçamento de 260 mil euros, o ISEP tem como parceiros neste projecto a empresa Curtumes Aveneda, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Centro Tecnológico das Indústrias do Couro.

+INFO: António Crispim | CIETI | Dep. Engenharia Química