Outro

ISEP NO PROJECTO EUROPEU TERMARED
21-05-2009

O Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA) participou, neste mês de Maio, no arranque do projecto europeu TERMARED – Rede de Cooperação para o desenvolvimento Termal no SUDOE. Com financiamento FEDER no valor de 525.000 euros, o projecto será desenvolvido por um consórcio liderado pela Xunta de Galicia, que agrega, além do ISEP, parceiros científicos e empresariais portugueses, espanhóis e franceses.

O objectivo deste consórcio é claro: aproveitar as riquezas naturais de um recurso como a água mineral para dinamizar o sector do termalismo e o turismo de saúde e bem-estar, de modo a contribuir para uma economia do conhecimento mais competitiva no Sudoeste Europeu (SUDOE). O projecto TERMARED visa promover a inovação e a constituição de redes de cooperação científico-tecnológica nos domínios do termalismo. Em termos de investigação aplicada, o LABCARGA irá focar-se nos efeitos das mudanças climáticas nas águas minerais naturais do SUDOE. O estudo dos pelóides termais e das propriedades terapêuticas, a gestão do risco sanitário nos balneários termais e a criação de um curso profissionalizante subordinado ao termalismo, estão entre as restantes metas do projecto. O TERMARED tem ainda previsto a elaboração de um catálogo sobre águas minerais naturais no espaço SUDOE e a realização de um congresso internacional dedicado ao tema.

O consórcio integra o ISEP, através do LABCARGA, as Universidades de Vigo e da Corunha (Espanha), a Universidade Victor Segalen Bordeaux 2 (França), a Dirección Xeral de Turismo da Galicia (Espanha), a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (Portugal), o Conseil Général des Landes (França), a Associação Galega de Talasoterapia (Espanha), a Associação Galega dos Propietarios dos Balnearios (Espanha) e a Associação das Termas de Portugal.

+INFO: LABCARGA