Outro

ISEP MARCA PRESENÇA NO ARRANQUE DO PROJECTO EMMON
15-04-2009

Eduardo Tovar, Björn Andersson, Shashi Prabh e Mário Alves - investigadores do CISTER - estiveram presentes no lançamento do projecto europeu que pretende desenvolver sistemas que melhorem a qualidade de vida urbana. A reunião de arranque do EMMON decorreu a 25 de Março de 2009, em Coimbra.

O projecto EMMON (EMbedded MONitoring) procura um avanço maciço do estado da arte das redes sensoriais sem fios, para desenvolver um protótipo funcional de monitorização em tempo real de cenários naturais. O objectivo passa pelo desenvolvimento de tecnologias e protocolos de comunicação, que possibilitem o registo de informação detalhada sobre o ambiente envolvente, permitindo uma correcta compreensão do mesmo, a simulação de modelos e antevisão de cenários. Deste modo, podem-se melhorar mecanismos de combate a incêndios ou inundações, melhorar a eficiência energética, promover políticas de redução da poluição, etc.

Num contexto de alterações climáticas, pretende-se que as tecnologias desenvolvidas para monitorização da envolvência física contribuam para a elevação da qualidade de vida das populações e que sejam futuramente adaptadas a qualquer cidade mundial.

Este projecto é desenvolvido por um consórcio, que integra oito parceiros europeus liderados pela Critical Software, onde se destacam nomes como o ISEP ou o Trinity College Dublin. Foi lançado no âmbito da iniciativa ARTEMIS – 7º Programa Quadro de Investigação da Comissão Europeia –, que representa o primeiro programa estratégico de inovação da Comissão Europeia a funcionar no modelo de parceira público/privado. O ARTEMIS conta com um orçamento de 2.5 mil milhões de euros para os próximos 10 anos.

+INFO: CISTER