Outro

ISEP 2010: UM BALANÇO DE CRESCIMENTO
21-12-2010

2010 foi um ano positivo para o Instituto Superior de Engenharia do Porto. Realizaram-se eleições à Presidência do ISEP, que reconduziram João Rocha e a sua equipa. O Instituto lançou novos cursos, preencheu a totalidade das vagas e alcançou um número recorde de estudantes. Continuou a aposta na requalificação e qualidade de vida no campus, manteve o investimento na I&D e na internacionalização, fomentou uma gestão estratégica e a comunicação aberta e inclusiva. Avançamos alguns marcos de 2010.

Enquanto instituição pública de ensino superior, o ISEP está comprometido com uma maior qualificação do tecido produtivo nacional e com o sucesso da sua comunidade académica e diplomados. Este ano abriu dois novos cursos: a licenciatura em Engenharia de Sistemas – em parceria com a AEP – e o mestrado em Energias Sustentáveis. Com estas duas ofertas, o portefólio do Instituto passou a contabilizar onze licenciaturas, onze mestrados e oito pós-graduações.

Pelo terceiro ano consecutivo foram preenchidas todas as vagas. O Instituto posicionou seis cursos entre as cinco opções mais procuradas a nível nacional nas respectivas áreas e  22% das vagas foram ocupadas por candidatos do sexo feminino. Hoje, o ISEP tem mais de seis mil e quinhentos estudantes, reforçando a imagem de ser uma marca da Engenharia portuguesa.

Ao nível da internacionalização, o ISEP promoveu a 3ª Semana Internacional, organizou um Intensive Programme 2010; viajou até Itália para a Mechanical Engineering International Tour, esteve em Nantes na Feira de Educação da European Association for International Education, foi a Singapura competir na RoboCup, apresentou resultados de investigação na Nova Zelândia, estendeu-se às Américas através dos programas ALFA e CMU-Portugal. A assinatura do convénio de dupla titulação com a Universidade Politécnica de Madrid veio reforçar laços de amizade e cooperação ibéricos. Este esforço ajuda a importar boas práticas e a exportar talentos – a partilhar experiências.

Em termos da requalificação do campus, o Instituto inaugurou em Março o Laboratório Automóvel. Este equipamento de excelência beneficia das parcerias com a Toyota, LTA, Lusilectra e SGS para espelhar potencialidades da cooperação entre empresas e as instituições de ensino superior.

Mas a aposta continuada na promoção da qualidade de vida no campus teve um momento áureo com a distinção do Prémio Boas Práticas no Sector Público, em Novembro. A atribuição do galardão “Serviço ao Cidadão – Ensino” à plataforma desenvolvida para digitalizar processos administrativos académicos veio reconhecer a capacidade do ISEP para gerar soluções tecnológicas. O Instituto continua comprometido com a digitalização e desburocratizado de procedimentos que promovam um serviço público mais próximo do cidadão.

Os sucessos de 2010 atestam a cultura empreendedora e a imagem de competência criativa do ISEP. Com uma tradição de 158 anos, o Instituto continua apontado ao futuro. Em 2011 continuaremos a inovar.