Outro

ÁGUA: FONTE DA VIDA. ISEP: FONTE DE SOLUÇÕES
17-03-2011

O Dia Mundial da Água (WWD) é uma iniciativa que celebra anualmente no dia 22 de Março a importância crucial deste recurso. Em 2011, o WWD tem como tema “Água para as Cidades”, contribuindo para a reflexão de desafios urbanos no abastecimento, gestão e preservação da Água. O ISEP aproveita esta oportunidade para divulgar alguns dos projectos e iniciativas que tem fomentado neste âmbito. No ensino e investigação aplicada, o Instituto desenvolve soluções de racionalização consumos, prospecção de fontes alternativas, descontaminação e despoluição, análise da qualidade e valorização económica da Água.

A poupança de água é um dos grandes desafios comuns do séc. XXI e uma das propostas ISEP passa por potenciar fontes que não são utilizadas. Foi este o objectivo do projecto GROUNDURBAN, que apontou vantagens ecológicas e económicas do aproveitamento de águas subterrâneas para a rega de jardins e campos agrícolas do Porto. Este estudo do Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA) e enquadrado na tese de doutoramento em Hidrogeologia Urbana de Maria José Afonso, apresenta uma solução que pouparia nos consumos do município, contribuindo para a sustentabilidade ambiental dos espaços verdes.

Por outro lado, importa garantir que existam tecnologias que garantam a qualidade da água e a segurança dos ecossistemas que dela dependem. É neste sentido que vão algumas das investigações conduzidas no ISEP. Aproveitar a levedura da indústria cervejeira como uma tecnologia limpa e de baixo custo para o tratamento de efluentes industriais contaminados com metais pesados é a proposta avançada na tese de doutoramento de Maria Manuela Machado.

Além desta investigação desenvolvida no Laboratório de Bioengenharia do ISEP, a área de Engenharia Química propõe ainda possíveis respostas para derrames tóxicos em rios. É este o objecto do estudo que parte do acidente de resultou na contaminação do Rio Febros, em Maio de 2008, para propor metodologias capazes de mitigar os efeitos de um futuro desastre ambiental. “Estudo da Implementação de um Sistema de Vigilância/Controlo de um Recurso Hídrico” é desenvolvido pelos docentes Christopher Sá e Luís Silva com o mestrando Hélder Gonçalves e em parceria com a Administração da Região Hidrográfica do Norte. Este projecto vai apresentar resultados preliminares a curto prazo em Mérida e Granada (Espanha). Christopher Sá colabora igualmente com o mestrando Hugo Bento no estudo “Simulação de uma Rede de Abastecimento de Água (em Alta) do Grande Porto”. Este projecto vai divulgar a sustentabilidade quantitativa e qualitativa da rede de abastecimento do Grande Porto, sendo desenvolvido com as Águas do Douro e Paiva.

Contudo, promover a Água passa também pelo reconhecimento do seu potencial económico. Neste sentido, o ISEP aborda a produção energética de uma economia verde nos cursos de Engenharia Electrotécnica – Sistemas Eléctricos de Energia e no mestrado de Energias Sustentáveis. Ainda em linha com esta filosofia de revalorização de recursos naturais, o ISEP está envolvido no projecto TERMARED. Este projecto reúne peritos portugueses, espanhóis e franceses para estudar soluções que potenciem a riqueza das águas termais do sudoeste europeu. Entre os resultados divulgados, destaque para o recente lançamento do Catálogo de Águas Termais do Espaço SUDOE, onde o ISEP surge como co-autor e editor.

Mas a promoção da Água passa igualmente pela consciencialização da sua importância e o ISEP tem uma tradição na promoção de momentos de divulgação científica. O Instituto foi palco do 1º Workshop Água para a Sustentabilidade, que debateu e divulgou o estado da arte dos sistemas industriais e de planeamento urbano para aproveitamento de águas pluviais. Participou na organização do II e III Fórum Ibérico de Águas Engarrafadas e Termalismo, que se realizaram no Porto e no Açores, e esteve no Congresso Internacional de Turismo Termal, que se decorreu recentemente na Galiza. A estes momentos de apresentação de resultados e partilha de boas práticas, junta-se a Quarta Conferência Internacional sobre Piscinas e SPA (SPSR 2011), que teve lugar em Março. Este evento reuniu académicos, médicos, gestores de instalações desportivas, engenheiros e outros profissionais associados a este sector no Centro de Congressos do ISEP para discutir e projectar soluções referentes à qualidade da água e racionalização de consumos.

O ISEP é um actor e um parceiro de relevo na protecção e projecção da Água. O Instituto coloca a tecnologia ao serviço de um desenvolvimento sustentável.

+INFO: Dia Mundial da Água | DEE | DEG | DEM | DEQ | CIETI-LABORIS | LABCARGA | SPSR 2011