Outro

1º RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DO ISEP
11-10-2013

Após ter sido galardoado com o Prémio Greenlight da Comissão Europeia, em 2008, – que foi atribuído pela primeira vez a uma instituição ensino superior portuguesa – o ISEP voltou a ser pioneiro entre as instituições de ensino superior portuguesas ao apresentar, em 2010, o seu Plano de Ação para a Sustentabilidade (PASUS). Em 2012, o PASUS finalizou o primeiro Relatório de Sustentabilidade do ISEP (RS ISEP).

O PASUS previa estudar e apoiar a implementação de diversas iniciativas, que apoiassem a afirmação de uma conduta académica responsável e sustentável, contribuindo para a formação de “uma nova estirpe de graduados em engenharia”.

Da investigação e oferta formativa na área da sustentabilidade, à mobilidade inteligente e opção por recursos amigos do ambiente, no investimento em edifícios sustentáveis à gestão de resíduos são vários os parâmetros alvo de análise quando se reporta à sustentabilidade. Porém, os pilares da sustentabilidade não se confinam a uma dimensão ambiental, englobando também vertentes perspetivas de saúde financeira e de comunicação organizacional.

Três anos após o início do PASUS, o ISEP BI 17 (https://www.facebook.com/engenhariaISEP/app_161683100556760) apresentou os resultados do primeiro Relatório de Sustentabilidade do ISEP:

«Simples, mas muito importante, este documento elaborado de acordo com o modelo da Global Reporting Initiative (GRI), até 2015, prevê um conjunto de ações, para tornar o ISEP numa instituição sustentável e respeitadora de todos os índices de responsabilidade social».

Pela primeira vez, um relatório de sustentabilidade de uma instituição de ensino superior foi realizado com base no modelo da GRI.

Referente a 2011, o RS ISEP foi concluindo em novembro de 2012 e, em linha com o modelo GRI, apresenta um conjunto de diretrizes e indicadores que permitem a comparabilidade, credibilidade, periodicidade e legitimidade da informação, na comunicação do desempenho social, ambiental e económico da organização.

O RS ISEP tem um nível de aplicação C, reportando «um conjunto de perfis de divulgação e 19 indicadores de desempenho, dos quais 14 correspondem a indicadores GRI, no âmbito de cada um dos três pilares de desempenho económico, ambiental e social».

Este relatório foi complementado com indicadores específicos, identificados de forma a reportar em pleno a atividade do ISEP, no âmbito do seu desempenho para a sustentabilidade. Entre os temas em destaque, estão incluídas avaliações da Governação, Compromissos e Envolvimento; Abordagem e Gestão (que inclui os desempenhos económico, ambiental e social); Indicadores de Desempenho (económico; de materiais; energético; de consumos de água; emissões, efluentes e resíduos; transportes; práticas laborais e trabalho condigno; e o aspeto comunidade); e Outros Indicadores (como a empregabilidade e a educação e investigação).

O RS ISEP termina com a proposta de Ações para um Futuro Mais Sustentável.

De acordo com o PASUS, o ISEP, enquanto instituição pública de ensino superior deve «liderar, pelo exemplo, e mostrar aquilo que pode ser feito na área da sustentabilidade»

Luís Castanheira, porta-voz do PASUS, considera que «o PASUS nunca estará terminado». Será um plano sempre aberto à mudança, em função do desenvolvimento tecnológico e da sociedade, concluindo que «o objetivo principal passa por levar a cabo as medidas que foram delineadas neste primeiro documento».

Relatório de Sustentabilidade do ISEP

+INFO: PASUS