Outro

O ISEP PENSA MAIS VERDE
19-03-2009

A sustentabilidade é provavelmente um dos maiores desafios da humanidade no séc. XXI. Conjugar o desenvolvimento das sociedades e o equilíbrio dos ecossistemas continua a desafiar políticos, cientistas e gestores em todo o mundo. A pensar no futuro, promovemos a sustentabilidade em todas as nossas áreas de acção. Apostamos na sensibilização das pessoas que compõem o nosso universo e continuamos empenhados em marcar a nossa oferta formativa, investigação e gestão com um carimbo verde.

Em 2008, o ISEP foi galardoado com o prémio Greenlight, uma iniciativa da Comissão Europeia para promover boas práticas ambientais e a eficiência energética. Somos a primeira instituição de ensino superior em Portugal a receber esta distinção. Entretanto, já criamos a Casa Inteligente, um projecto que congrega saberes de Engenharia Mecânica e Civil, na optimização de um edifício amigo do ambiente. Em Engenharia Química, conseguimos desenvolver técnicas de reciclagem e reaproveitamento de resíduos. Estamos também a produzir biodiesel de segunda geração. As nossas premiadas unidades de investigação desenvolvem ainda produtos como o FALCOS, um protótipo de aeronave capaz de detectar mais eficazmente focos de incêndio florestal, ou o “Blue-Bee”, um ecoponto inteligente.

Na gestão lideramos pelo exemplo. Informatizamos serviços para garantir melhor atendimento e ao mesmo tempo optimizarmos recursos. Alimentamos o debate em torno das energias renováveis e trazemos ao Porto os mais consagrados peritos internacionais para participarem nos eventos que organizamos. Estes são alguns exemplos do nosso empenho.

O ISEP está colocado entre as cinco melhores instituições de ensino superior público de Engenharia e é igualmente um dos 12 principais organismos de investigação em Portugal. Conscientes da nossa responsabilidade social, queremos contribuir para um mundo sustentável e para isso envolvemos todas as áreas da Engenharia. Abrimos os braços a parcerias que nos ajudem a fazer mais e melhor com o nosso saber aplicado. No nosso campus, reduzimos, reaproveitamos e reciclamos… mas sobretudo inovamos!